Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Orlando Fernão é natural de Moçambique, tem uma licenciatura em Linguística e Literatura pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), 2011 e um Mestrado em Música pela Universidade de Aveiro (UA), 2021. Tem uma pós-graduação em Antropologia (Doutoramento em Antropologia). Frequentou uma licenciatura em Música na UEM e fundou, em 2013 a Levi – Escola de Construção de Capacidade Musical, com o objetivo de fundar a orquestra da igreja local, tendo acabado por se tornar um projeto social de ensino e aprendizagem musical para as comunidades locais. De 2019-2021 teve uma bolsa da União Europeia, no âmbito do projeto PROCULTURA. Como estudante de Doutoramento da UA, desenvolve pesquisa em arquivos sonoros, tendo em vista um projeto de repatriação de registos sonoros gravados em Moçambique pelos antropólogos alemães Günther Spannaus e Kurt Stülpner, no âmbito das missões desenvolvidas pelo Staatliches Forschungsinstitut für Völkerkunde para a salvaguarda das tradições musicais em perigo de desaparecimento, sob orientação de Susana Sardo (UA, Portugal) e coorientação de Maurice Mengel (Ethnologisches Museum/Staatliche Mussen zu Berlin, Alemanha) e Miguel Angel García (Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires/Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Argentina).