• Dança7

Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação e graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); atualmente é professor de Música no Instituto Federal RS - Campus Sertão e realiza estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Aveiro (Portugal). Já desenvolveu trabalho docente nas áreas de educação musical, música e tecnologia; áudio e produção sonora para produtos audiovisuais e radiofónicos em diversos espaços escolares/não escolares como: Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC-UPF); Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); projeto social de ensino de música CUICA (Santa Maria-RS); Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); Professor Efetivo de Contrabaixo na FUNDARTE (Montenegro-RS); Professor de Música no Fóton Vestibulares (Santa Maria - RS). Atua como contrabaixista, compositor, produtor musical e arranjador em shows e gravações musicais desde 1996. Atua como produtor de trilhas sonoras para audiovisuais e música publicitária. Como compositor desenvolve um trabalho no âmbito da Música Instrumental Gaúcha e do Baixo Elétrico como instrumento solista. Recebeu prémios como: Melhor Instrumentista no "Prémio Açorianos de Música"; e Melhor Trilha Sonora no "Santa Maria Vídeo e Cinema". Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa DEC- Diferença, Educação e Cultura (PPGE/UFSM).

Projeto de Pós-Doutoramento

O Baixo Elétrico como instrumento solista na Música Instrumental Gaúcha

Orientação

Coorientação

Resumo

Desde o seu surgimento em 1951 o baixo elétrico tem sido utilizado predominantemente na função de acompanhamento. Em menor escala, há trabalhos instrumentais autorais de baixistas que assumem uma função protagonista, no entanto, trabalhos onde o instrumento é o protagonista são mais raros e, na Música Instrumental Gaúcha (MIG), foco deste trabalho, isto é ainda inexistente. Percebi, neste contexto, espaço para o desenvolvimento de novas práticas, capazes de expandir as possibilidades do baixo elétrico em direção à uma condição solista. É a partir da vontade de responder a este desafio que proponho o desenvolvimento de uma abordagem que designo como aproximação idiomática, a qual consiste na exploração e adaptação de recursos técnico-expressivos do violão e da guitarra elétrica (instrumentos socialmente reconhecidos como solistas na MIG) no baixo elétrico, e que foi construída a partir de três aspectos: 1- adaptações de natureza organológica; 2- melodia com acompanhamento; 3- adaptação de procedimentos técnicos e mecânicos de mãos direita e esquerda.Esta abordagem foi explorada no desenvolvimento de um conjunto de composições e arranjos que integram elementos do jazz, da MPB, do tango com ritmos usados na música gaúcha (chamamé, milonga, chacarera etc.). O trabalho experimental realizado culminou num conjunto de arranjos e composições que integram o álbum "Um Lugar Seguro".

Palavras-chave: Baixo Elétrico Solo; Música Instrumental Gaúcha; Aproximação Idiomática; Pesquisa Artística; Hibridações Culturais