• Disco

Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Professora Associada i, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, em 2023, com a Tese de Doutoramento “O ensino de piano na paraíba: memórias, lugares e práticas musicais (1945-1985)”. Licenciada em Piano, desde 1993, e Mestranda em Práticas Interpretativas (piano) pelo programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
É professora no Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde 1994.  Venceu concursos nacionais de piano, bem como concursos nacionais e internacionais de Música de Câmara. Atua nas áreas da prática instrumental, com destaque na música brasileira.
Coordenadora do curso de piano do programa de Extensão universitária de música. Participa no grupo de pesquisa GPP- grupo de pesquisas pianísticas - práticas interpretativas ,práticas pedagógicas e história.

Projeto de Pós-Doutoramento

O ensino de piano: interfaces entre os sistemas brasileiro e português

Resumo
Este projeto de pesquisa trata da coleta de documentos sobre o ensino de piano em Portugal. Assim, pretendo formar uma “base de dados” que possam subsidiar minhas reflexões e produção intelectual no campo da historiografia musical, assim como, as do gpp: grupo de pesquisas pianísticas – práticas interpretativas, práticas pedagógicas e história, liderado por mim.
O principal objetivo dessa incursão em instituições portuguesas é mapear a realidade do ensino de piano na universidade de aveiro através da coleta de documentos escritos (oficiais), tais como: leis e normativas, programas curriculares, plano de disciplinas dos cursos, programas de concertos entre outros; documentos iconográficos, preferencialmente acervos fotográficos e; documentos orais, obtidos a partir de entrevistas e das narrativas das histórias de vida dos professores que atuam na área do ensino de piano na licenciatura em música da universidade.
A análise dos dados encontrados irá subsidiar o panorama que desejo ter para a construção de uma visão crítica sobre o ensino de piano na universidade de Aveiro. Além disso, nos ajudará a inferir condutas gerais adotadas por outras instituições portuguesas, sobre as suas bases atuais e as práticas reais efetivadas, e as conexões com o sistema de ensino de piano no brasil. O resultado esperado são produções académicas contemplando as interfaces do ensino pianístico em ambos os países, particularmente, em ambas as instituições de formação superior, universidade de Aveiro e universidade federal da paraíba.

Palavras-chave: ensino de piano, professores de piano, instituições musicais portuguesas.