Pós-Doutoramento

Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Professora Associada II, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2013) com a tese "O Ensino de Piano na Paraíba: Memórias, Lugares e Práticas Musicais (1945-1985)". Concluiu o bacharelado (piano) em 1993 na Universidade Federal da Paraíba e o mestrado em práticas interpretativas (piano) em 2000 no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como bolsista da Capes. É professora de piano no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba desde 1994. Conquistou os seguintes prémios : o 1º lugar e o prémio de melhor intérprete de música brasileira no I Concurso Nacional de Piano na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1º lugar - Prémio Antônio Guedes Barbosa de melhor intérprete no II Concurso de Piano Gerardo Parente (PB), 3º lugar no Concurso Internacional Honorina Barra com Duo-Simões Camacho, 5º lugar no Concurso Nacional de Música de Câmara Henrique Nuremberg com Duo Simões-Camacho, 1º lugar e o prémio de melhor intérprete de música brasileira no XIII Concurso de Jovens Instrumentistas de Piracicaba com Duo Simões-Camacho, 1º lugar, Prémio Melhor Música Brasileira, Prémio Revelação no Concurso Nacional de Piano e Música de Câmara Instituto Heitor Villa Lobos no Rio de Janeiro, 4º lugar no V Concurso Nacional de Piano Heitor Villa Lobos em Vitória. Ganhou uma bolsa para participar do Festival de Música de Teresópolis e em duas edições do Festival de Música de Campos do Jordão. Se apresentou em vários estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, e em uma turnê internacional por Buenos Aires e La Plata. Como solista se apresentou com a Orquestra Universitária e também com a Orquestra Sinfónica da UFPB - OsufPB. Trabalha nas áreas de prática instrumental, principalmente promovendo música brasileira. Participou da gravação do CD "Obras de José Alberto Kaplan". Coordena o Curso de Piano do Programa de Extensão Musical Universitária, e o GPP - Grupo de Pesquisa em Piano - práticas interpretativas, práticas pedagógicas e história.

Projeto de Pós-Doutoramento

O ensino de piano: interfaces entre os sistemas brasileiro e português

Resumo
Esta pesquisa de estágio pós-doutoral “O ensino de piano: Interfaces entre os sistemas brasileiro e português” e que está em andamento na Universidade de Aveiro em parceria com a Universidade Federal da Paraíba através do GPP – Grupo de Pesquisas Pianísticas – práticas interpretativas, práticas pedagógicas e história. O principal objetivo deste artigo é relatar o percurso de pesquisa e os achados iniciais obtidos a partir das entrevistas realizadas com professores de piano que atuam no ensino superior em Portugal. Particularmente foram escolhidos 14 professores de piano que atuam ou atuaram nas Universidades de Aveiro, Braga e Évora e Institutos Politécnicos do Porto, Castelo Branco e Lisboa. Deste modo, pretendemos relatar os principais dados obtidos e as linhas norteadoras que podem subsidiar a construção de inúmeros diálogos interinstitucionais e intercontinentais sobre o ensino de piano nas instituições superiores, sobre os currículos, as formas de ensino, assim como, a evolução destes no decorrer do tempo, questões de gênero, e as particularidades de cada cultura que estão presentes em cada sistema educativo. Todo este processo tem por objetivo final construir uma base de dados que subsidie a produção intelectual no campo da historiografia musical que pretendemos continuar a desenvolver no Brasil. Mas, para este momento, o relato de pesquisa trata de inferir e destacar os principais dados colhidos nos relatos, as condutas adotadas pelos professores, os problemas enfrentados por eles e as particularidades institucionais, do sistema e da cultura portuguesa. Daremos especial destaque naqueles que encontrem ressonância com as questões centrais vividas pelos professores brasileiros. Ou mesmo, aqueles que se destaquem pela contradição.

Palavras-chave: ensino de piano, professores de piano, instituições musicais portuguesas.