• Bombos2
Seminário

Composição Transcultural

Organização: INET-md (UA) | Acácio Piedade (UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil)

12, 19, 21, 26 e 28 de Outubro de 2022 | 09:00 to 13:00 | Universidade de Aveiro, DeCA, Sala 21.2.20

O INET-md, polo de Aveiro, convida-o/a a participar no Seminário Especializado pelo Professor Acácio Piedade, Compositor e Antropólogo. Neste seminário buscaremos uma aproximação entre os campos da composição e da etnomusicologia com foco no impacto das questões antropológicas no âmbito da criação musical. Examinaremos os conceitos de transculturalismo e de composição transcultural. Discutiremos temas criticamente sensíveis (exotismo, primitivismo, nacionalismo, apropriação, empréstimo) e domínios conceptuais como intertextualidade, identidade e significação musical, especialmente na música erudita. Além das leituras e debates, haverá a apreciação comentada de obras e os estudantes poderão compor ou escrever artigos que envolvem estas temáticas.

Pré-Requisitos: Acesso a leitura dos materiais indicados no ato da inscrição

As inscrições devem ser feitas através de envio de mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..">