• Palco
Congresso Internacional

Jazz Talks: 1.º Congresso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro

8 e 9 de Novembro de 2013 | Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro, através do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança), e do Centro de Estudos de Jazz (CEJ-UA) vai organizar, entre 8 e 9 de Novembro de 2013, o JAZZ TALKS: 1º Congresso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro, subordinado ao tema “Mensageiros do Jazz: o Papel dos Divulgadores do Jazz na Europa”. Este evento está integrado no projecto de investigação Mensageiros do Jazz: o Papel dos Divulgadores no Jazz em Portugal no séc. XX, actualmente em curso na Universidade de Aveiro. O Jazz Talks conta com a presença do prof. George McKay (Universidade de Salford) como orador convidado.

No contexto da recepção do jazz na Europa por altura da I Guerra Mundial, e ao longo de todo o séc. XX, assume particular importância o papel daqueles que deram passos para promover e disseminar a nova música americana pelo continente: os seus divulgadores. Recorrendo aos meios de comunicação de massa ao dispor (imprensa periódica, rádio, televisão, cinema e internet), bem como a actividades de cariz associativo e expositivo (festivais de jazz, conferências, sessões fonográficas), estas figuras desenvolveram inúmeras acções, frequentemente desafiando quadros de valores conservadores e ideologias políticas adversas, e até enfrentando opressão explícita. Em alguns casos, o seu legado é ainda hoje visível nos testemunhos que produziram em nome do jazz, sejam eles instituições, obras escritas ou programas de rádio. O estudo do papel dos divulgadores de jazz permite-nos fazer justiça às suas acções e compreender melhor o percurso do jazz na Europa até hoje.