• KovaM
O INET-md associa-se à Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul para promover um concerto-tertúlia, que surge da investigação desenvolvida por Alejandro Reyes-Lucero, doutorando em Ciências Musicais da NOVA FCSH, no âmbito do Grupo de Investigação de Estudos Históricos e Culturais em Música.

2024.05.17 | 19h00 | COSSOUL - Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul | Rua Nova da Piedade, n.º 66 - 1200-299 Lisboa | Entrada livre

Em 1923, a amadora de canto e mecenas Emma Romero Santos Fonseca da Câmara Reis encetou, em Lisboa, a organização de um ciclo de concertos-conferência chamado "Divulgação Musical". O objetivo principal deste projeto consistia na apresentação em primeira audição de obras musicais desconhecidas para o público português, fundamentando-se em três áreas temáticas: i. Música Vocal da Idade Média e do Renascimento; ii. Música Folclórica/Canção Popular e iii. Música de Câmara Moderna.

Cada concerto iniciava com uma palestra introdutória que visava contextualizar e facilitar a audição das obras escolhidas para cada programa. Múltiplas figuras da vida intelectual e cultural portuguesa da época participaram como palestrantes convidados. Autores e jornalistas tais como António Sérgio, Bento de Jesús Caraça, Luís da Câmara Reis, Aquilino Ribeiro ou José Maria Ferreira de Castro, assim como os compositores Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça, são um pequeno exemplo da diversidade de conferencistas. Com a participação de amadores de música e instrumentistas profissionais, a "Divulgação Musical" começou os seus trabalhos no salão musical privado de Ema Santos Fonseca, chegando ainda a espaços como o Salão Nobre do Conservatório Nacional, a Academia de Amadores de Música, a Liga Naval Portuguesa ou a Universidade Popular Portuguesa. Entre 1923 e 1940, e no contexto do ciclo de audições da "Divulgação Musical", organizaram-se 142 concertos-conferências.

Inspirando-nos na obra de Emma Santos Fonseca, pretendemos reproduzir neste concerto os programas do concerto número 69, de forma parcial, e do concerto número 91, de forma integral, da "Divulgação Musical". Ouvir-se-á um programa exclusivamente dedicado à música de compositores brasileiros. Em homenagem ao carácter divulgativo, e logo a seguir à interpretação musical, propomos a realização de uma tertúlia entre os músicos, o público e uma convidada musicóloga especializada nesta área temática.

Programa:

1. 12 Exercícios brasileiros | Luciano Gallet

Valsa séstrosa
Puladinho 1º
Dobrado
Chorinho
Modinha
Tanguinho
Schotisch brasileira
Serésta
Maxixe
Polka sertaneja
Puladinho 2º
Batuque

(Piano a 4 mãos)
Alejandro Reyes-Lucero, Ricardo da Rocha

2. Modinhas Imperiais | Como recolhidas por Mário de Andrade

Acaso são estes
Busco a campina serena
Quando as glórias que gozei
Último adeus de amor
Hei de amar-te até morrer

(Canto e piano)
Alberto Pacheco, Alejandro Reyes-Lucero

Intérpretes:

Alberto Pacheco – Canto (tenor)
Ricardo da Rocha – Piano
Alejandro Reyes-Lucero – Piano

Palestrante:

Juliana Wady | Começou o seu percurso universitário ainda no Brasil, na Universidade Estadual de Campinas. No ano de 2016, em Portugal, prosseguiu os seus estudos em Musicologia Histórica na Universidade de Évora, na qual concluiu a licenciatura. Em seguida, realizou o Mestrado em Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL), propondo uma análise das Cirandas de Heitor Villa-Lobos a partir da Teoria dos tópicos. Atualmente, Juliana Wady é bolsista de doutorado, na mesma universidade, no âmbito do Projeto "História Temática da Música em Portugal e no Brasil" (UI/BD/151161/2021), proposto pelo CESEM, com uma investigação sobre modernismo e nacionalismo no contexto luso-brasileiro. Dentro destas temáticas, Juliana Wady conta com participações em vários congressos e com a publicação de artigos em Portugal e no Brasil.