Maria de São José Côrte-Real (Coordenadora Científica)

Migrações 7 (versão integral em Português e Inglês) contribui para um recente campo de interesse político e académico. Inclui artigos científicos, notas e artigos de opinião de boas práticas acerca de música e migração. Mais de três dezenas de autores convidados, provenientes de diversas escolas e experiências educacionais e artísticas europeias, americanas, africanas, indianas, australianas e do Médio Oriente, escreveram sobre questões estéticas, sociais, conceptuais, politicas e performativas. Os textos apontam e revelam estratégias de inclusão, integração, adaptação e multi/interculturalidade implicando aceitação socialmente justificada de movimentos populacionais através de processos musicais em diversos países e regiões do mundo, contribuindo para o entendimento de processos e produtos de organização humana em desenvolvimento. Refere experiências musicais em representações variadas, desde as primeiras práticas escolares aos festivais internacionais e à música de câmara residente. Discute categorias musicais usadas em Portugal, como noutros países, mencionando os contextos popular, folk/world, e erudito. Relaciona identidade e cidadania, questiona valores e modos de vida em torno da noção de nacionalidade, defende a revisão das relações entre grupos populacionais em prol de uma governação aberta e eficaz.

Número Temático

Migrações 7Música e Migração / Music and Migration, Revista do / Journal of the Observatório da Imigração | Editora: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, i.P.; Presidência do Conselho de Ministros, Lisboa| Lançamento: 2010 | ISSN: 1646-8104 | Dimensões: ---cm | Páginas: 298 (PT)/ 278 (EN) | Idiomas: Português e Inglês | Capa mole