• Disco
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Celina da Piedade é música, compositora e investigadora. Começou a estudar música aos 5 anos, e pouco tempo depois a actuar em público. Completou o curso de acordeão e piano no Conservatório de Setúbal, onde também deu aulas de acordeão. Licenciou-se em História- Património Cultural na Universidade de Évora e é mestre em Ciências Musicais- Etnomusicologia pela FCSH- Universidade Nova de Lisboa. Em 1998 conhece a Associação PédeXumbo, com quem colabora desde então, tendo sido Presidente da Direcção entre 2007 e 2011 e actualmente Presidente Honorária. No ano de 2000 inicia a sua colaboração com Rodrigo Leão tocando em todos os concertos e trabalhos do compositor até 2016.  A esta partilha acrescentam-se outras, como artista e compositora: Mayra Andrade, Uxia, Ludovico Einaudi,  Kepa Junkera, Gaiteiros de Lisboa, António Chainho, Samuel Úria, entre muitos outros. É membro fundador dos projectos Uxu Kalhus e Homens da Luta. Participou  em mais de uma centena de edições discográficas, para além de bandas sonoras para cinema, teatro e dança.  No seu trabalho a solo conta já com dois albuns, “Em Casa” (Melopeia, 2012) e “O Cante das Ervas” (Melopeia e Jardim da Boa Palavra, 2014). Integra paralelamente o grande colectivo Tais Quais, fazendo parceria com Vitorino, Tim, Sebastião, Serafim, Jorge Palma, Paulo Ribeiro e João Gil.  Ao longo destes anos participou como instrumentista e formadora em centenas de oficinas em torno da dança e da música tradicional por todo o mundo. Dedica-se activamente ao estudo e divulgação do património musical alentejano, colaborando com cantadores, grupos corais e entidades locais. É co-autora do livro “Caderno de Danças do Alentejo”, editado pela Associação PédeXumbo. Integra actualmente o INET-md (Universidade Nova de Lisboa) como investigadora no projecto de Salvaguarda do Cante Alentejano.