Doutorada
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Curadora e produtora de exposições desde 1996, foi Diretora de Visitas do Pavilhão do Futuro na Expo’98 (1998) e Produtora Executiva de Exposições no Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian (2001-2011). Estudou piano, violoncelo e composição no Instituto Gregoriano de Lisboa. Formou-se em Musicologia (1992) e realizou cursos de pós-graduação em Estudos de Música Popular (2011) e Estudos Acústicos e do Som (2019).

Tem-se especializado no estudo do potencial comunicativo do som enquanto elemento integrante de exposições museológicas, obtendo em 2014 o grau de mestre em Etnomusicologia/Museologia e, em 2022, o doutoramento com a tese Communicating Through Sound in Museums Exhibitions: Unravelling a Field of Practice sob a orientação da Professora Salwa Castelo-Branco.

Presentemente, encontra-se a fazer investigação, no âmbito de vários projectos internacionais, sobre a interação dos visitantes com o som quando exposto em museus em torno de quatro eixos: representacional, interacional, sensorial e estético. A sua investigação tem-se traduzido na publicação de diversos artigos para revistas como a CuratorPopular Music e Sound Studies. É autora do blog objectsofsound.com selecionado para integrar a publicação The Blog Book da MuseumsETC.

Mais informações em: www.alcina-cortez.com | www.objectsofsound.com

Ciência Vitae  |  ORCID  |  CV  |  Objects of Sound