• Guitarra
Doutoranda
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Dora Utermohl de Queiroz é professora do curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2015. Dora é mestre e bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com período na Universidade do Minho como bolsista do Santander Universidades. Coordenou os seguintes projetos de extensão da UFC: Grupo de Violoncelos da UFC, Oficinas de Violoncelo. Coorientou os grupos artísticos: Camerata de Cordas da UFC e Orquestra de Cordas da UFC (2017-2019). Atuou como professora convidada nos festivais: II e III Violoncelos em Folia, Festival Eurochestries, Festival Eleazar de Carvalho, Mostra de Violoncelos de Natal, Festival Música em Casa (FIMUCA) e Oficina de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas do Departamento de Música da Universidade de Brasília. Atuou na comissão organizadora dos seguintes festivais de música do Brasil: IV Mostra de Violoncelos de Natal; Festival Nany Devos; VI Encontros Musicais da UFC- Nordeste 2016; I Encontro de Música Instrumental da UFC; MAIS CELLOS I-Mostra de Violoncelos da UFC; I, II, III e IV Encontro de Cordas Flausino Valle. Atuou na comissão organizadora dos seguintes eventos científicos: IV Mostra de Violoncelo de Natal, I e II Conferência Nacional Flausino Valle de Ensino Coletivo e Pedagogia de Cordas Friccionadas e 48ª Conferência da Associação Europeia de Professores de Cordas. Como camerista integrou o Piano Trio Nepomuceno da UFC, Duo Glière e Quarteto Cantabile. Foi aluna regular dos seguintes professores de violoncelo: Alexandre Diehl, Milene Aliverti, Fabio Presgrave, Pavel Gomziakov e David Cruz. Tocou em concertos regidos por músicos consagrados como: Shlomo Mintz; Leo Brower e Isaac Karabtchevsky. Foi artista residente no Festival Música nas Montanhas (Poços de Caldas), MIMO (Olinda) tocando juntamente com o grupo UFRN CELLOS, e do Festival Internacional de Música de Belém.

Projeto de Doutoramento

Título
Ensino e Aprendizagem Online de Instrumentos de Cordas: Implementação de um Programa de Promoção da Autorregulação da Aprendizagem em Aulas de Violoncelo

Orientação

Coorientação
Luis Pedro e Guadalupe López-Íñiguez

Resumo
Este projeto de pesquisa baseia-se no pressuposto de que a modalidade online de ensino e aprendizagem exige dos alunos um maior grau de autorregulação, uma vez que o professor se encontra distante física e temporalmente. Composto de duas fases, o presente projeto de pesquisa pretende explorar as caraterísticas, potencialidades e limites do ensino e aprendizagem online dos instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) propondo a aprendizagem autorregulada como marco teórico. A primeira fase da pesquisa procura entender quais são as bases de conhecimentos necessárias aos professores de cordas para a realização do ensino e aprendizagem na modalidade online através de um estudo de multicasos. A segunda fase corresponde a uma investigação ação e é composta pela realização de aulas online de violoncelo e pelo planejamento e implementação do programa de promoção da autorregulação. Este projeto envolverá instituições de ensino superior de três países: Brasil, Moçambique e Portugal. Ao final desta pesquisa, pretende-se atingir resultados que, além de contribuir com a obtenção dos conhecimentos necessários para os professores de cordas trabalharem na modalidade online, também possam colaborar com a otimização dos processos de aprendizagem que ocorrem dentro desta modalidade.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem dos instrumentos de cordas; Educação online; Aprendizagem autorregulada; Violoncelo.