Tags: DeCA | UA
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Pianista profissional com formação em Piano - Performance e Pedagogia Musical pela Universidade de Veracruz, México e Mestrado em Investigação e Performance Musical pela Universidade Internacional de Valencia, Espanha. Atualmente, Peón Pacheco frequenta o Programa Doutoral em Música - Performance na Universidade de Aveiro, Portugal. Estudou com Genevieve Bergold, Isabel Ladrón de Guevara, Jorge Covarrubias, Itzhak Solsky, Barbara Moser, Luca Chiantore e participou nas Masterclasses de Jorge Federico Osorio, e Boris Berman. Del Peón é diretora e professora principal do projeto “Baja Music and Piano Studio” em La Paz, México. Atividades profissionais anteriores incluem professora da “Yamaha Music Academy” e “CIMI – UV” em Xalapa, México. Como performer ativa, atuou como solista no “Aureos Ensemble, “Música Viva La Paz”, e “Big Band Jazz La Paz”, para além de inúmeros recitais solo em México, Espanha, Áustria e Portugal. Ganhou o terceiro lugar no “Concurso de Música de Camara” nos festejos da “Semana del Músico”, assim como o prémio “Youth South California” em 2013. Em 2007 e 2009 beneficiou de bolsas que o governo mexicano oferece no âmbito do “Programa de Estímulo a la Creación y al Desarrollo Artístico”.

Ciência Vitae | ORCID

Projeto de Doutoramento

Título
Com garra de tigre: Interpretação endémica de piano na Baja California Sur de 1880 a 1980

fernandadelpeon projeto

Ana Flávia Miguel

Co-orientação
Resumo
As condições geográficas e sociais em Baja California Sur, México, do final do século XIX até à década de 1980, determinaram uma maneira particular de tocar diferentes repertórios de piano. O piano e o ensino nessa região, com características singulares, têm sido essenciais para o desenvolvimento da vida social e artística da sua população. Partindo de um estudo etnográfico detalhado, do resgate de partituras e gravações, e da aplicação de uma perspetiva de género a todo o objeto de estudo, o presente trabalho oferece uma proposta interpretativa baseada no que aqui é definido como interpretação endémica. Uma proposta que, através da conservação de práticas passadas e o desenvolvimento próprio, fornecem novas conceções estéticas que podem ser aplicáveis ​​a outros repertórios. Da mesma forma, o conceito de interpretação endémica pode ajudar a estudar e resgatar práticas artísticas de outras comunidades.