• Bombos2
Tags: DeCA | UA
Doutorando
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

José Santos atua nas áreas do ensino, investigação, criação e performance em Música. É Bacharel em Música e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência em ensino de música tendo atuado em diversos espaços de formação: Academia Espaço Musical JD, Colégio Salesiano de Dom Bosco, Escola de Belas Artes Heitor de Lemos e Universidade Federal do Rio Grande. Coordenou diversos eventos com caráter artístico-pedagógico para promover a música através do violão, entre eles: Série Artística “Violões do Sul”,  I Festival Internacional de Violão do Mercosul e I Seminário Internacional de Violão do Pampa. Em parceria com o músico Alexandre Simon, forma o Latino-América Duo, projeto artístico dedicado a criação e performance para duas guitarras. Com este trabalho, lançou seu primeiro CD em digressão pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Alemanha e Portugal, tendo sido indicado ao Prêmio Açorianos de Música (2019), na categoria melhor intérprete de música instrumental. É membro integrante do Grupo de Pesquisa em Criatividade Musical da Fundação Universidade do Rio Grande, coordenado pelo professor Luciano Nazário e do Grupo de Investigação Criação, Performance e Investigação Artística do INET-md, coordenado pelo investigador Jorge Salgado Correia. Por se identificar com diversas áreas relacionadas à Música, tem buscado aprender e compartilhar sobre criação e performance para violão, educação musical e ensino coletivo, memória social e patrimônio cultural, música e cultura popular.

Projeto de doutoramento

Título
Em busca da sonoridade desejada: uma proposta de elaboração de arranjos para duo de guitarras

Orientação

Co-orientação

Resumo
A presente investigação artística está assente nos processos de reelaboração musical para duo de guitarras, cujo repertório, historicamente tem sido constituído por adaptações de músicas compostas para outros instrumentos. Em muitos casos, estes processos encontram-se ancorados em pressupostos da tradição que privilegiam a manutenção do “texto musical”. Tal orientação, pode limitar as possibilidades criativas de performance para duo de guitarras. A partida, esta investigação têm por objetivo fomentar um estudo crítico sobre as práticas de reelaboração musical considerando o uso do conhecimento tácito e de affordances na busca de uma sonoridade desejada. Mais que novos arranjos, pretende-se com esta investigação ampliar a concepção artística e as possibilidades de performance musical para duo de violões.
Homepage do projeto: www.latinoamericaduo.com.br/