Integrado | Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Performer, director de teatro e investigador em Etnografia da Performance.

Ciência Vitae  |  ORCID  |  CV

Projeto de Doutoramento

Título
O Fluxo Performativo – Uma Etnografia da Performance do Ritual dos Teyyams do Norte Malabar

Resumo
O que é um acto performativo e como se distingue de outros modos de acção? Para compreender a sua especificidade convém usar uma definição estrita: acção extraordinária, plenamente estruturada e motivada, que procura uma reacção do próprio executante ou de outros presentes no mesmo espaço-tempo. É frequentemente caracterizada pela ocorrência de fluxo (Csikszentmihalyi 1975) e limiaridade (Van Gennep 1909; Turner 1969) e ocorre raramente no quotidiano, algumas vezes nos géneros estéticos ou no desempenho desportivo e frequentemente no ritual mágico-religioso. Grotowski identificava no ritual elementos “objectivos” que exerciam igual influência em diferentes indivíduos, independentemente da sua cultura, e que proporcionavam a condição de fluxo e limiaridade. A etnografia da performance do ritual dos Teyyams (Querala, sul da Índia) deverá permitir identificar a existência desses “elementos objectivos” e os mecanismos como se processa a “transformação” dos performers, bem como extrair conclusões que possam ser aplicadas a uma teoria geral da performance.

Palavras-chave: Performance, Fluxo, Etnografia, Ritual, Teyyam.

Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/143858/2019)

Grupo de Investigação: Estudos em Dança