Doutor Integrado
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Clarissa Foletto é investigadora, professora e performer doutorada em música no ramo do ensino instrumental (doutoramento europeu) pela Universidade de Aveiro (com período de Erasmus no Institute of Education/University College of London). Os seus interesses de investigação estão centrados em abordagens inovadoras para o ensino e aprendizagem instrumental, a comunicação entre professor e aluno, a pedagogia dos instrumentos de cordas, o envolvimento parental no ensino e na aprendizagem da música; e a investigação artística. Como violinista e performer, é integrante do grupo musical Atma Kirtana onde as suas atividades incluem a escrita de canções, arranjo, performance e relações públicas.
Além disso, é integrante de comités fundadores de associações e iniciativas em Portugal, nomeadamente: (i) membro do comité fundador e membro da direção da ESTA Portugal (European String Teachers Association); (ii) membro do comité fundador da plataforma IMPAR - Initiatives, Meetings and Publications on Artistic Research; (iii) fundadora e coordenadora do Labeamus Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas da Universidade de Aveiro. Entre 2017 e 2019 Clarissa desenvolveu o projeto de pós-doutoramento “Negotiating meanings in instructional communication: a pedagogical approach to instrumental music lessons” (SFRH/BPD/120231/2016). Recentemente, foi contratada como investigadora júnior na mesma instituição no âmbito dos concursos ao Estímulo ao Emprego Científico Apoio Individual 2017 – FCT.