Doutor Integrado | Professor Coordenador | Pós-Doc
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23752)

Iniciou os seus estudos de piano com Maria Helena Aguiar e Helena Costa, tendo mais tarde ingressado no Conservatório de Música do Porto onde terminou o Curso Superior de Piano com 19 valores. Estudou ainda composição e análise com Cândido Lima, Álvaro Salazar (Porto) e Gottfried Scholz (Viena), direcção de orquestra com Jean-Claude Hartemann (Paris), interpretação musical com Marie-Françoise Bucquet (Paris) e participou em diversos cursos com professores como Vlado Perlemutter, Anne Koscielny, Nathalie Pepin, Joseph Palenicek, Moura Castro, Jorg Demus, Aldo Cicolini e Peter Schidlof. É diplomado pela Escola Superior de Música de Viena  Áustria (classe de concerto de Noel Flores), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Mestrado em Ciências Musicais) e pela Universidade de Sheffield — Reino Unido (Doutoramento em música contemporânea). A sua actividade como intérprete reparte-se entre apresentações a solo, em diversas formações de câmara e nos grupos Música Nova, Oficina Musical e Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. O seu repertório inclui obras do séc. XIX aos nossos dias, dedicando-se em especial à música contemporânea e à música Portuguesa. Apresentou primeiras audições absolutas de obras de C. Lima, J. Peixinho, A. Salazar, António Sousa Dias, Fernando Lapa, Christopher Bochmann, Terry W. Owens, Carlos Azevedo, Armando Santiago, Clotilde Rosa, Pedro Rocha, sendo dedicatário de algumas destas obras. São de salientar as participações nos Festivais de Udine, do Lago Transimeno, SpazioMusica de Cagliari, (Itália), Festival de Música Contemporânea de Essen (Alemanha), Festival de Bogotá (Colômbia), Festival de Valencia (Espanha), Festival de Baku (Roménia), Festival da Costa Verde, Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, Jornadas de Arte Contemporânea do Porto, e a realização de recitais em Portugal, França, Áustria, Itália, Bélgica, Alemanha e Inglaterra. Gravou a solo para a R.D.P., R.T.P., tendo participado no cd "Monodia" com obras de António Pinho Vargas (Emi classics), e "Música Portuguesa Contemporânea" (Numérica). Gravou ainda o Cd "Exposed on the cliffs of the heart" integralmente dedicado à música de piano de Terry Winter Owens (AM&M-Cd) e Lov, integrando o trio com o mesmo nome (AM&M-Cd). Tem desenvolvido trabalho crítico e de investigação nos campos da interpretação, da pedagogia musical e da música contemporânea, sendo de salientar o livro “Intepretação e Educação Musical” (Fermata, 1997), a co-edição de “Interpretação Musical – Teoria e Prática” (Colibri, 2007) e a revisão de partituras de compositores Portugueses (Musicoteca – obras de Jorge Peixinho, Claúdio Carneiro e Lopes-Graça) e diversos artigos em revistas e colóquios. Tem mantido desde 2001 actividade constante como compositor, com obras para diferentes formações apresentadas em Portugal. Utiliza sem complexos sonoridades, técnicas e estruturas de proveniências muito diferentes, reflectindo a abertura a todo o tipo de influências desde as históricas  da música erudita  à música tradicional e popular. Coordenou um projeto de investigação dedicado à Edição Crítica da Obra de Câmara de Jorge Peixinho (2011 – 2014), financiado pela F.C.T., agora em fase de conclusão. É Professor Coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.