• Dança7
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23720)

Helena Marinho é Professora Associada no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e investigadora integrada do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md). Os seus interesses de pesquisa e docência centram-se nas áreas da investigação em performance e de história da música portuguesa dos séculos XX e XXI. É autora de vários capítulos de livros e artigos nessas temáticas, tendo também apresentado trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Pertenceu à equipa de investigação de vários projectos financiados pela FCT, tendo liderado o projecto "Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do séc. XX". É presentemente investigadora principal de dois projectos financiados por fundos europeus e FCT: “Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries” e “Experimentation in music in Portuguese culture: History, contexts and practices in the 20th and 21st centuries”. Foi também co-autora e membro da direcção de vários projectos artísticos financiados pela Direcção Geral das Artes entre 2012 e 2018. Publicou capítulos de livros para a Imperial College Press, Brepols, Editions Hispaniques, mpmp, Colibri e Caminho, e artigos para as revistas Psychology of Music, Musica Hodie, E-Cadernos CES, entre outros. Foi membro do painel de peritos da Comissão Europeia para a avaliação do Programa Cultura, do júri de avaliação de bolsas de pós-graduação e investigador FCT da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Paralelamente à sua actividade académica, Helena Marinho tem apresentado recitais e concertos de música de câmara nas principais salas e festivais portugueses e também nos Estados Unidos, Brasil, Índia, Singapura, Inglaterra, Irlanda, Espanha, Grécia, França, Itália, Suécia e Noruega. A sua actividade divide-se entre projectos com piano moderno e pianoforte, tendo gravado ou participado em 10 CDs com repertório contemporâneo e clássico em ambos os instrumentos, nomeadamente com os grupos Performa Ensemble e Borealis Ensemble, que fundou. Efectuou também diversas gravações para a RTP, a RDP e a televisão francesa. Estreou várias obras de compositores portugueses, algumas a ela dedicadas. Colabora regularmente com a Casa da Música, tanto na elaboração de notas de programa, como na apresentação de concertos comentados. É coordenadora, na Universidade de Aveiro, do polo do Instituto de Etnomusicologia (INET-md).