• KovaM
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23706)

Sara Carvalho lecciona no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro, onde acumula as funções de vice-directora do curso de Licenciatura em Música e coordena a área de composição. É investigadora integrada do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança e os seus interesses de investigação centram-se nas áreas de Composição e Educação em Música.
Enquanto compositora, Sara está interessada tanto na interação das artes performativas, enquanto extensão e transformação do pensamento musical, como em todos os aspectos associados com narrativa musical, gesto e colaboração compositor-performer. O seu folio tem mais de 50 obras que são regularmente tocadas tanto em Portugal como no estrangeiro, fruto de encomendas de instituições prestigiadas, e ensembles e solistas de mérito internacionalmente reconhecido. Várias das suas obras estão disponíveis em CD. Em 2012 foi lançado o seu primeiro CD monográfico, “7 pomegranate seeds”, editado em pela Numérica. Muitas das suas partituras estão publicadas no Centro de Informação & Investigação da Música Portuguesa.
Na área da Educação em Música, investiga questões relacionadas com a influência dos processos criativos no desenvolvimento do pensamento musical. Temáticas de pesquisa nesta área incluem: criatividade na educação em música, optimização do ensino-aprendizagem na sala de aula, influência de projectos musicais artísticos na Escola e/ou Comunidades, educação musical de adultos, e emoção e fluxo em contexto Musical.
Entre 2005 e 2017 foi regularmente convidada a integrar painéis de peritos da Comissão Europeia, para avaliar Programas como Cultura e Europa Criativa. Tem integrado a comissão científica de diversas conferências e, entre outras, co-organizou: 2011 e 2015 – “Performa – Conference on Performance Studies”; 2016, 2017 e 2019 – “Encontro Orff–Schulwerk da Universidade de Aveiro”; 2016 e 2019 – “Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais”; 2017 – “1st International Conference Music for and by Children: Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators” (musichildren'17). Tem sido convidada como júri de composição de diversos concursos, dos quais se destacam "9º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim" e o "Concurso Internacional: Arioso Musica Domani: International Competition Prize 2010 e 2012".
Apresenta-se regularmente em conferências nacionais e internacionais, e o seu trabalho está publicado em diferentes periódicos e capítulos de livros, como a ASHGATE/SEMPRE Studies: The Psychology of Music Series e London: Imperial College Press.