Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Dario Ranocchiari é Investigador Contratado Doutorado na Universidad de Granada (Espanha) e investigador colaborador do INET-md. É doutor em antropologia social pela Universidade de Granada (2013), especializado em Scienze della Cultura pelo Collegio San Carlo de Modena (2006) e licenciado em antropologia/etnomusicologia pela Universidade de Roma La Sapienza (2005). Tem realizado investigações etnográficas em Portugal, Colômbia, Argentina e Espanha. Como etnógrafo visual, tem realizado documentários e vídeos musicais. Os seus principais interesses de investigação são: as práticas etnográficas participativas e audiovisuais aplicadas às relações entre música e identidade/etnicidade, migrações e ativismo. É o IP dos projetos “ADD Archivo Dialógico Digital” (UGR MEdialab, 2019-2020) e “Participatory Music Videos” (2017-2020). É parte da equipa de vários projetos em curso na Universidade de Aveiro, financiados pela FCT. Em 2019 ganhou a bolsa “Diego Carpitella” da Fondazione Giorgio Cini, para a realização de um documentário etnomusicológico sobre a cena musical neoandalusí em Granada.