• Piano
Menu
Resumo
O presente projeto é uma tentativa de melhorar o sucesso das crianças na escola como uma preparação para a autonomia e um caminho cumprido ao longo das suas vidas. A primeira etapa do projeto será dedicada à implementação de uma nova abordagem curricular, baseada na diferenciação pedagógica, com forte ênfase nas artes e numa nova cultura escolar, que possa reconhecer o papel central de uma comunidade de professores, investigadores e famílias que trabalham em conjunto com vista um objetivo comum. A segunda será dedicada à construção de 10 retratos sociológicos, para melhor compreender as potencialidades da abordagem pedagógica desenvolvida anteriormente. O projeto aparece num momento em que o Ministério da Educação se prepara para envolver a comunidade escolar numa discussão em torno da flexibilidade do currículo, promovendo uma investigação extensa que possa dar um valioso contributo para este debate.
 
Coordenação
 
Equipa
Ana Luísa Veloso | Rui Ferreira | Graça Mota | Lígia Ferro | Maria Georgina Campos | Filipe Lopes | Sónia Barbosa
 
Instituições Participantes
Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, Matosinhos
 
Período
Desde janeiro de 2015 até setembro de 2019
 
Palavras-chave
Educação Artística; Interdisciplinaridade; Diferenciação Pedagógica; Criatividade; Investigação ação participativa; colaboração