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Resumo

O presente estudo analisa um projeto, com 30 anos de existência, de ensino de música e de drama nas escolas do 1º ciclo do ensino básico da região autónoma da Madeira. Um projeto pioneiro que pretende promover, junto de todas as crianças que se encontram a frequentar este nível escolar, o ensino artístico no seio do currículo regular e através de atividades extracurriculares. O estudo recorreu, principalmente, a metodologias qualitativas para a abordagem do estudo de caso e a análise estatística para o tratamento dos questionários enviados para os diferentes atores envolvidos, designadamente, professores de música e teatro, especialistas e encarregados de educação. Os resultados obtidos foram analisados e interpretados através do olhar da teoria da atividade e da produção de narrativas como elemento gerador de conhecimento.

Resultados

Os resultados obtidos, a partir dos questionários e dos temas que emergiram das múltiplas entrevistas realizadas, sublinham a magnitude do projeto, a sua relevância educacional e um forte sentido de apropriação e de liderança na organização e na execução do mesmo. A análise das narrativas permitiu compreender e interpretar os discursos produzidos pelos principais atores no projeto, fundamentalmente, no que diz respeito aos conceitos de apropriação e de liderança. Tendo em atenção os contributos da teoria da atividade, como modelo de análise para compreensão dos desafios e das possibilidades inerentes aos processos de aprendizagem organizacional, os pontos críticos, elencados pela equipe de pesquisa, foram identificados como ameaças internas e convertidas, no relatório final, em recomendações potenciadoras de uma transformação qualitativa capaz de promover boas práticas nas escolas de 1º ciclo na Madeira. Assim, podemos afirmar que este estudo comporta em si mesmo diferentes potencialidades, que lhe permitem reivindicar uma contribuição significativa para o pensamento reflexivo no domínio da educação artística.

 

Equipa de Investigação

Graça Mota (Investigadora Responsável), Rui Bessa, Rui Ferreira, Jorge Alexandre Costa, Filipa Seabra, Natércia Pacheco, Maria José Araújo, Sara Canelhas, Rafael Tormenta, Nuna Tormenta, Liliana Abreu, Sónia Barbosa

 

Financiamento

Projeto financiado pela FCT - PTDC/CED/72112/2006 em colaboração com o CIIE, Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCE-UP

 

Instituição Participante

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

 

Período

19 de Novembro 2007 a 30 Novembro 2010

Palavras-Chave: educação artística, formação de professores, sucesso escolar, criatividade