• Palco
CIPEM.png

Graça Boal-Palheiros

O CIPEM – Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, atualmente designado CIPEM/INET-md, foi criado em Setembro de 1998, pela Área de Música do Departamento de Artes e Motricidade Humana da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, atual Unidade Técnico-Científica de Música da ESE/P.Porto. É um centro orientado para promover a investigação científica e contribuir para o desenvolvimento profissional nas áreas de Psicologia da Música, Educação Musical e Música na Comunidade, em Portugal.

No âmbito do processo de registo e avaliação de projetos estratégicos 2015-2020 levado a cabo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Centros de I&D em 2013, o CIPEM foi integrado no Instituto de Etnomusicologia – Estudos em Música e Dança, constituindo-se como um Polo do INET-md no Politécnico do Porto, o que representou um marco muito importante na sua história. Em 2015 foi criado o Grupo de Investigação Educação e Música na Comunidade, que integra todos os investigadores do CIPEM, bem como seis investigadores do Polo da Universidade de Aveiro.

The CIPEM/ INET-md disponibiliza ao público em geral, entre outros serviços, o Centro de recursos bibliográfico no âmbito dos domínios da Música, Psicologia e Educação. Ao longo de mais de vinte anos, o Centro tem realizado diversas atividades, muitas das quais articuladas com as comunidades da região geográfica do Porto:

• Projetos de investigação, na sua maioria financiados pela FCT, e alguns em colaboração com a Casa da Música e Câmaras Municipais;

• Seminários ‘Escolas de Outono’, com investigadores internacionais de renome;

• Conferências Internacionais, organizadas em parceria (Performance Matters, ESCOM – European Society for the Cognitive Sciences of Music, 2005; Research Commission Seminar of the ISME – International Society for Music Education, 2008; Symposium of SIMM – Social Impact of Making Music, 2018);

• Edição de seis números da Revista Música, Psicologia e Educação, atualmente em fase de reestruturação;

• Aulas abertas, Encontros, e o Ciclo de Conferências ‘Música, Educação e Sociedade’;

• Seminários, com investigadores nacionais e internacionais e jovens investigadores (CIPEM – 20 Anos de Investigação e Prática, 2018);

• Workshops de Musicoterapia.

Os investigadores do CIPEM/ INET-md têm apresentado comunicações em eventos académicos nacionais (APEM, CIPEM, CEA, ENIM) e internacionais (AEPMIM, EAS, ESA, ESCOM, ICMPC, ISME, SIMCAM, SIMM, entre outros). Têm também publicado livros, e artigos em revistas nacionais e internacionais.

.

Mais informação: https://cipem.ese.ipp.pt