• Dança7
Oficinas de Música

Rupesh Gawas - Oficina de Música Hindustânica

Entre 29 de Março e 04 de Abril de 2018 | Universidade de Aveiro, DeCA

Rupesh Gawas, um prestigiado cantor de estilo clássico indiano, professor na Kala Academy de Panjim (Goa), estará na Universidade de Aveiro para uma série de oficinas e um concerto público.

Na origem do convite para vir à Universidade de Aveiro, concretizado pelo Polo de Aveiro do INET-MD, está o aproveitamento do facto de que este cantor fará no Festival de Leiria, no dia 31 de Março, a estreia portuguesa da cantata que Vasco Negreiros, Professor da Universidade de Aveiro, escreveu na Índia, durante a residência artística que fez parte do plano de actividades da sua Licença Sabática, que inclui música hindustânica. A viagem do cantor foi apoiada pela Fundação Oriente.

No dia 29 de Março, entre as 16h00 e as 20h00, Rupesh Gawas realizará uma demonstração de prática interpretativa de ragas, num ensaio aberto, com o tablista português Francisco Cabral e o sitarista catalão Marc Planells, na sala octogonal do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

No dia 3 de Abril realizará durante a tarde uma oficina para investigadores, estudantes e profissionais do Canto, terminando o dia com um concerto, aberto a toda a comunidade, acompanhado por Francisco Cabral (tablas), no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, às 19h30.

Este concerto constitui-se numa rara oportunidade de ouvir música clássica indiana em Portugal!

No dia 4, de manhã e à tarde, no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, é a vez de Rupesh Gawas se encontrar com todos os investigadores, estudantes e profissionais da música que tenham interesse na troca de conhecimentos e no contacto com o estilo musical hindustânico. Na madrugada de 5 de Abril o professor Rupesh Gawas volta para a Índia.

Programa detalhado

16h00 – 20h00: Demonstração de prática interpretativa de ragas
Com a colaboração de Marc Planells (Sitar) e Francisco Cabral (Tablas)
Público-alvo: toda a comunidade