• Caretos
23.11.2021 | 16:00-18:00 | NOVA FCSH | Sala B 201

Da tradição à transgressão: Dança flash mob, um caso de estudo

Parece evidente que a noção de transgressão é construída em função de um ideal de tradição, na medida em que uma acção só pode ser transgressiva quando existem regras, normas ou códigos explícita ou implicitamente estabelecidos que definem os limites de uma conduta aceitável. Sem entrar em definições, pretendo argumentar que o bom senso identifica as práticas tradicionais ou convencionais como o padrão contra o qual os actos transgressivos são medidos. No entanto, tanto no caso da dança como da música, há um número significativo de casos em que o transgressivo pode ser concebido como aquele que gera uma tradição, embora no seu início fosse ele próprio uma forma transgressiva inovadora. Refiro-me aqui à dança sul-africana Gum Boot, por exemplo, que, como a dança rodesiana Kalela documentada por Clyde Mitchell (1956), era uma dança de resistência executada por mineiros que trabalhavam e viviam em condições extenuantes, tornando-se o primeiro um dos mais popular dos géneros dentro e fora do palco do país. Nesta apresentação, argumentarei que a dança flash mob, desde seu início ostensivo em 2003, mudou de um modo inovador e transgressivo de performance coletiva em locais públicos, em que o corpo é colocado em primeiro plano por meio de exibição surpresa, para uma forma de dança popular com convenções reconhecíveis. Tornou-se efetivamente uma tradição glocal.

Leitura recomendada:

Georgiana Wierre-Gore é Professora Emérita de Antropologia da Dança e Práticas Corporais na universidade de Clermont Auvergne, França, e membro do centro de pesquisa ACTé. Ela estabeleceu e coordenou vários programas de mestrado em antropologia da dança e foi coordenadora local e coordenadora do programa de mestrado conjunto Erasmus Mundus (EMJMD) Choreomundus: Mestrado Internacional em Conhecimento, Prática e Herança em Dança, fundado em colaboração com colegas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, Trondheim, Universidade de Szeged, Hungria e Universidade de Roehampton, Londres. Fez trabalho de campo no sul da Nigéria e na Europa. A sua investigação concentra-se principalmente na transmissão da dança e na política da incorporação (dança ritual e cerimonial entre os Edo; rave; flash mob), bem como em questões epistemológicas na antropologia da dança (Anthropologie de la danse: Genèse et construction d'une discipline 2006 (reimpresso em 2020 com um novo prefácio pela autora) e The Anthropology of Dance 2018, ambos com Andrée Grau). Ela supervisionou e avaliou vários doutorandos e apresentou palestras internacionalmente, bem como contribuiu com regularidade para conferências em todo o mundo. É perita em diversos órgãos, incluindo bolsas de investigação de doutoramento e pós-doutoramento do Musée du Quai Branly, ANR (agência francesa nacional de investigação), Hcéres (conselho superior de avaliação da investigação e do ensino superior), entre outros. É membro do conselho editorial do Yearbook for Traditional Music.

Sophie Coquelin é Licenciada em Etnomusicologia pela Universidade Paris-X-Nanterre (França, 2004) e Mestre em "Ethnologie des Arts Vivants" pela Universidade Nice Sofia-Antipolis (França, 2013), Sophie Coquelin investiga os processos de revitalização da dança de raiz tradicional em Portugal. Em 2017, iniciou um doutoramento em Motricidade Humana, Especialidade de Dança, na Faculdade de Motricidade Humana, graças a uma bolsa de doutoramento da Reitoria da Universidade de Lisboa. Pretende aprofundar o entrosamento entre a Antropologia e a Arte, abordando a questão da multimodalidade na "dança mandada".

O Seminário Doutoral "Música e Corpo: tradição e transgressão através da etnomusicologia e pensamento crítico" (M&Btt) é organizado pela Professora Maria de São José Côrte-Real e um grupo de estudantes de doutoramento avançados. Foca-se na investigação em música, dança e pensamento crítico. O conteúdo de cada sessão é diversificado, e resulta das colaborações entre investigadores internacionais convidados e jovens doutorandos do INET-md. A série de seminários estreia-se com a palestra de Timothy Rice. O conteúdo específico de cada sessão varia em função das colaborações entre os investigadores convidados e os estudantes de doutoramento. A aprendizagem transversal permite a preparação e defensa de trabalhos originais, participação em discussões colectivas, e o contacto com perspectivas multidisciplinares. Com uma metodologia original de discussões colaborativamente orientadas, o M&Btt desenvolve-se ao longo de sete sessões semanais, às terças-feiras. Para obter 10 ECTS, contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..