• Bombos2
16.11.2021 | 16:00-18:00 | NOVA FCSH | Sala B 201

Música e Corpo no Metal

A cultura do metal desenvolveu práticas corporais características que às vezes servem para designar a adesão cultural como indica, por exemplo, o termo "headbangers". Algumas dessas práticas envolvem aspectos da transgressão que são importantes no metal, particularmente nos chamados subgéneros extremos do metal. Esta apresentação irá focar-se nas práticas musicais de canto e dança em suas relações com os aspectos corporais da transgressão. Ele abordará questões relacionadas com corpos e género, relações entre corpos e objectos, aspectos da comunidade na música metal, bem como  exemplos de investigações empíricas e os aspectos metodológicos que entram em jogo.

Leitura recomendada:
Heesch, Florian (2019). «"Voice of anarchy": Gender aspects of aggressive metal vocals. The example of Angela Gossow (Arch Enemy)». Criminocorpus [En ligne], Rock et violences en Europe, Metal et violence. http://journals.openedition.org/criminocorpus/5726
Heesch, Florian (2012). "Metal for Nordic Men? Amon Amarth's Representations of Vickings" in Niall W. R. Scott (ed.) Reflections in the Metal Void. Oxford: Inter-Discipli- nary Press.

Florian Heesch é professor de música popular e estudos de género na Universidade de Siegen. É doutorado em musicologia pela Universidade de Gotemburgo. É co-fundador da série de conferências de heavy metal de língua alemã "Hard Wired", co-editor do livro Heavy Metal, Gender and Sexuality e ainda autor de uma antologia sobre metodologias de investigação de heavy metal. Os seus interesses de investigação incluem, além do heavy metal e das questões de género na música popular, as transformações multimédia de mitos e de literatura, música do norte da Europa e história da música dos séculos XX e XXI.

Giordano Calvi é mestre em Musicologia no Dipartimento di Musicologia e Beni Culturali di Cremona, Università degli Studi di Pavia, com uma tese sobre as conexões entre música, política e a invenção da identidade entre os partidários da extrema direita italiana Lega Nord. Atualmente é doutorando em etnomusicologia no centro de investigação INET-md da NOVA FCSH sob a orientação da sua orientadora, Professora Maria de São José Côrte-Real. O tema principal da sua tese é a prática expressiva da música black metal em Lisboa e em Portugal. Com base num extenso trabalho etnográfico, descreve a relação entre a produção musical de black metal português, os aspectos expressivos e simbólicos da música, do texto e das imagens que denotam um sentimento de pertença local, e o discurso de autenticidade promovido por músicos e fãs, interpretado a partir do conceito de "aura" de Walter Benjamin.

O Seminário Doutoral "Música e Corpo: tradição e transgressão através da etnomusicologia e pensamento crítico" (M&Btt) é organizado pela Professora Maria de São José Côrte-Real e um grupo de estudantes de doutoramento avançados. Foca-se na investigação em música, dança e pensamento crítico. O conteúdo de cada sessão é diversificado, e resulta das colaborações entre investigadores internacionais convidados e jovens doutorandos do INET-md. A série de seminários estreia-se com a palestra de Timothy Rice. O conteúdo específico de cada sessão varia em função das colaborações entre os investigadores convidados e os estudantes de doutoramento. A aprendizagem transversal permite a preparação e defensa de trabalhos originais, participação em discussões colectivas, e o contacto com perspectivas multidisciplinares. Com uma metodologia original de discussões colaborativamente orientadas, o M&Btt desenvolve-se ao longo de sete sessões semanais, às terças-feiras. Para obter 10 ECTS, contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..