• Piano
Menu
09.11.2021 | 16:00-18:00 | NOVA FCSH | Sala B 201
 
 
 
 
Música e dança de salão na Venezuela: socialização, educação e transgressão (séculos XVIII e XIX)

Na segunda metade do século XVIII e ao longo de todo o século XIX, a música executada nos salões foi um dos epicentros não só da prática musical mas também  da socialização. Homens e mulheres dos séculos XVIII e XIX, pobres, ricos ou de classe média, frequentavam os salões para ouvir ou tocar música, dançar, conversar sobre coisas triviais e não tão triviais, beber, comer e seduzir e ser seduzido. Neste seminário estudaremos música e dança de salão na Venezuela por um lado como lugar e prática de socialização central das populações, em que as relações pessoais se teceram, tentaram - quase sempre sem sucesso - romper as diferenças sociais ou estabeleceram políticas ou alianças de controle; de outro, como elemento essencial da educação "moderna" que se instaura nas novas nações que emergiram da Independência Americana da Espanha. A dança servirá, assim, para ajudar a formar uma nova identidade ligada ao conceito de nacionalidade. Por fim, analisaremos a música e a dança de salão como elemento de transgressão política, em que os "saraus" ou reuniões em salas, se constituíram como "campos de batalha simbólicos"; e sexual em que passará da dança em linha e coreografada, à dança de corpos entrelaçados que receberá tantas críticas moralistas.
 
Leitura recomendada:
Sans, Juan Francisco (2019): "Disciplinando el cuerpo, sujetando las pasiones: baile y música en la educación hispanoamericana del siglo XIX". Ensayos. Historia y teoría del arte, 37, pp. 19-56.
https://www.academia.edu/44487442/Disciplinando_el_cuerpo_sujetando_las_pasiones
 
 
 
 
 
Montserrat Capelán é professora na Universidade de Santiago de Compostela e coordenadora do grupo de pesquisa Organistrum. É especialista em música colonial venezuelana e do século XIX, tema sobre o qual apresentou reportagens em diversos países e no qual fez numerosas publicações. É formada em Filosofia pela Universidade Central da Venezuela, em História e Ciências da Música pela Universidade Autônoma de Barcelona, com mestrado e doutorado com louvor pela Universidade de Santiago de Compostela. Em 2013 recebeu o "Premio Nacional del libro" da Venezuela pela publicação em coautoria com Roberto Ojeda, Motetes, canções e tons de Atanacio Bello Montero. Também estuda música galega (séc. XIX e XX) - ideologia, repertório, música cénica, emigração e exílio - área em que reporta e publica. Foi corresponsável do grupo Organistrum, pelo projeto Andrés Gaos (2017-19). Among its activities the project involves traffic, search and inventory of the Gaos Fund donated to the University of Santiago from Argentina highlighting the exhibition "The musical universe of Andrés Gaos (1874-1959)", of which she has been commissioner together with Javier Garbayo, with concerts, publications, edition of scores, production of a television documentary, a web page, a virtual visit and interviews on radio and television.
 
Maria Espírito Santo é Mestre em Etnomusicologia pela NOVA FCSH com uma dissertação dedicada ao estudo da relação entre música e identidade, num colectivo de bandas que executam música balcânica em Lisboa, orientado por João Soeiro de Carvalho. Atualmente é aluna de doutoramento em Etnomusicologia pela NOVA FCSH com um projeto financiado pela FCT, através do Programa Prémio de Doutoramento Música como Cultura e Cognição, de investigação na categoria de música fado como representação da nação portuguesa, orientado por Maria de São José Côrte- Real. É co-autora de "Music and national heritage: Ada's thankful voice to Portugal" (2019) e "Women, Fado and Cante Heritage Strengthening the Resilience of Civil Society" (2021); e tem participado em encontros de Etnomusicologia e áreas afins em Portugal, Espanha, Alemanha, Reino Unido, EUA e Tailândia.
 
 
 
 
O Seminário Doutoral "Música e Corpo: tradição e transgressão através da etnomusicologia e pensamento crítico" (M&Btt) é organizado pela Professora Maria de São José Côrte-Real e um grupo de estudantes de doutoramento avançados. Foca-se na investigação em música, dança e pensamento crítico. O conteúdo de cada sessão é diversificado, e resulta das colaborações entre investigadores internacionais convidados e jovens doutorandos do INET-md. A série de seminários estreia-se com a palestra de Timothy Rice. O conteúdo específico de cada sessão varia em função das colaborações entre os investigadores convidados e os estudantes de doutoramento. A aprendizagem transversal permite a preparação e defensa de trabalhos originais, participação em discussões colectivas, e o contacto com perspectivas multidisciplinares. Com uma metodologia original de discussões colaborativamente orientadas, o M&Btt desenvolve-se ao longo de sete sessões semanais, às terças-feiras. Para obter 10 ECTS, contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..