• Caretos
19.10.2021 | 16:00-18:00 | NOVA FCSH | Sala B 201

A natureza de género na criação musical tem sido um tema central da etnografia musical anglófona (Etnomusicologia). As minhas reflexões sobre este tópico começam com o trabalho de campo realizado entre búlgaros que cantam, tocam música instrumental e dançam em tradições rurais, e prosseguem com alguns exemplos e questões gerais da literatura etnomusicológica. - Timothy Rice

Leituras recomendadas:
  • Rice, Timothy (2017). "Time, Place and Metaphor in Musical Experience and Ethnography". Modeling Ethnomusicology. Oxford: Oxford University Press, pp. 109-138.
  • Jesse Ruskin and Timothy Rice (2017). "The Individual in Musical Ethnography". Modeling Ethnomusicology. Oxford: Oxford University Press, pp. 201-231.

Timothy Rice especializou-se em música tradicional da Bulgária e é o autor de May It Fill Your Soul: Experiencing Bulgarian Music (University of Chicago Press, 1994) e Music in Bulgaria: Experiencing Music, Expressing Culture (Oxford University Press 2004). Também escreveu sobre teoria e método na etnomusicologia, com livros como Ethnomusicology: A Very Short Introduction (Oxford University Press 2014) e Modeling Ethnomusicology (Oxford University Press 2017). É co-editor fundador da Garland Encyclopedia of World Music; é editor da revista Ethnomusicology (1981-1984); é Presidente da Society for Ethnomusicology (2003-2005); e director fundador da UCLA Herb Alpert School of Music (2007-2013), e é presidente do Center for World Music, San Diego, California.

Maria de São José Côrte-Real especializou-se em música de Portugal, e é autora de Retention of Musical Models: Fado Performance among Portuguese Migrants in New York (MA Thesis, Columbia University, 1991) e Cultural Policy and Musical Expression in Lisbon in the Transition from Dictatorship to Democracy (1960s-1980s) (PhD Thesis, Columbia University, 2001), orientada por Dieter Christensen. Ensina e orienta alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento na Universidade Nova de Lisboa (2009-). Escreve e edita publicações sobre educação intercultural e música e migração, tais como Music and Migration (ACIDI, 2010) e Music and Human Mobility. Redefining Community in Intercultural Context (Henri Coandă Air Force Academy Publishing House, 2016). Foi co-autora fundadora do livro de quatro volumes Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX; coordenadora da Área de Etnomusicologia no Programa de Doutoramento em Ciências Musicais: "Music as Culture and Cognition" financiado pela FCT Ref. PD/00294/2013 (2014-); e investigadora fundadora do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e em Dança (1995-) na mesma instituição.

O Seminário Doutoral "Música e Corpo: tradição e transgressão através da etnomusicologia e pensamento crítico" (M&Btt) é organizado pela Professora Maria de São José Côrte-Real e um grupo de estudantes de doutoramento avançados. Foca-se na investigação em música, dança e pensamento crítico. O conteúdo de cada sessão é diversificado, e resulta das colaborações entre investigadores internacionais convidados e jovens doutorandos do INET-md. O conteúdo específico de cada sessão varia em função das colaborações entre os investigadores convidados e os estudantes de doutoramento. A aprendizagem transversal permite a preparação e defensa de trabalhos originais, participação em discussões colectivas, e o contacto com perspectivas multidisciplinares. Com uma metodologia original de discussões colaborativamente orientadas, o M&Btt desenvolve-se ao longo de sete sessões semanais, às terças-feiras. Para obter 10 ECTS, contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..