• Batuque

O Ruído Urbano: Aspetos Legais e Princípios Conceptuais

07 de Março de 2019 | 14:00 | NOVA FCSH | Sala 413

Resumo
Neste seminário será feita uma apresentação da evolução do quadro legal sobre o ruído, no contexto urbano, e apresentados os aspetos relevantes dos critérios legais e procedimentos administrativos relacionados com os aspetos de planeamento, licenciamento e exercício de atividades. Nesta linha será abordada a legislação comunitária e a sua relevância para o País, apresentada a designada "Lei do Ruído", e a sua interligação com o edificado. Por último será dada uma panorâmica da importância das sociedade de acústica para a divulgação, desenvolvimento e promoção do conhecimento no âmbito da Acústica.

Biografia
Jorge Patrício é licenciado, doutorado e agregado pelo Instituto Superior Técnico. É atualmente investigador principal do LNEC onde exerce atividade no domínio da acústica ambiental e da edificação. É Presidente da Sociedade Portuguesa de Acústica (SPA) e Presidente da European Acoustics Association (EAA), para além de outros cargos que por inerência ocupa noutras organizações de caráter mundial. Foi também Presidente da Federação IberoAmericana de Acústica, e é membro de múltiplos comités científicos de congressos nacionais e internacionais, no domínio do acústica e vibrações. É autor de múltiplas comunicações e de vários livros, destacando-se como mais relevante o livro "Acústica de Edifícios", largamente utilizado no ensino e nas profissões. Tem dado apoio aos vários Governos da República na preparação de legislação vária sobre o Ruído, tanto a nível ambiental como no contexto da edificação.