Integrado Doutorado | Professor Assistente Convidado
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Doutorado em Ciências Musicais (variante de Etnomusicologia) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa) em 2019, com uma dissertação em torno da produção musical nos primórdios da Radiotelevisão Portuguesa (RTP). Anteriormente dedicou-se  estudou as Marchas Populares de Lisboa, tema central da sua tese de mestrado, defendida na mesma instituição em 2004. Grande parte da sua atividade profissional tem sido como docente no ensino superior, nomeadamente na Escola Superior de Educação Almeida Garrett (entre 2005 e 2012) e na Escola Superior de Educação de Lisboa (desde 2016). É investigador colaborador no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), desde 2014, estando também a desenvolver um projeto de investigação pelo programa ERASMUS+ na Universidade de Alicante, dedicado ao Festival de Música de Benidorm. Das suas publicações importa salientar: “A vertente musical nas Marchas Populares de Lisboa” in Joana Amaral (ed.) cumpliCIDADE. Câmara Municipal de Lisboa: EGEAC (2007); “Da Rádio para a Televisão: Modelos e Processos de Produção Musical nos Primórdios da Televisão em Portugal” in Marco Brescia e Rosana Marreco Brescia (eds.) Actas do II EncontroIbero-Americano de Jovens Musicólogos. Tagus-Atlanticus Associação Cultural: Porto, 2014. Atualmente, desenvolve um projeto de investigação através do programa ERASMUS+ na Universidade de Alicante, focado nos festivais de música ibéricos, especificamente no Festival de Música de Benidorm que serve como um estudo de caso.

Dissertação de Doutoramento

Produção musical nos primórdios da Radiotelevisão Portuguesa (1956-1964)

JoaoRicardoPintoBarra.png

João Soeiro de Carvalho

Referência Bolsa

SFRH/BD/40792/2007

Resumo

A minha tese aborda a produção musical na Radiotelevisão Portuguesa (RTP) desde o início das emissões experimentais, a 4 de setembro de 1956, até à entrada em funcionamento do videotape no início de 1964. O campo dos média, anteriormente definido pela rádio, disco, cinema e imprensa escrita, passou na época a integrar mais um elemento: a televisão. Enquanto meio de difusão parece ter tido um papel importante tanto na divulgação da música pré-existente dando continuidade aos antigos modelos e processos de produção, como na mudança musical ao fazer chegar a imagem dos intervenientes musicais a espaços onde de outra forma seria impossível. Este estudo, que incide sobre a “música de ecrã”, ou seja, “a música que emana de uma fonte situada direta ou indiretamente no lugar e no tempo da ação” (Chion 2011, 67), tem como objetivo estudar a importância da presença da musica na televisão partindo da análise da produção musical neste novo meio de comunicação. Assim, é necessário saber quem esteve presente nos ecrãs de televisão, que tipo de repertório executou, em que tipo de programas participou, e qual o peso da programação musical nas grelhas de televisivas. A influência da televisão tanto no campo dos média, ao qual pertenceu desde a sua origem, como fora deste parece ter aumentado gradualmente ao longo do período definido para o presente estudo. A televisão foi na época um meio de comunicação que não se limitou a reproduzir a música que emergia dos meios de comunicação existentes anteriormente. Parece ter sido responsável tanto por alterações nas linguagens já presentes no cinema, na rádio e no disco antes do seu advento, como pela rápida emergência de novas categorias musicais muito associadas à imagem televisiva. No contexto nacional os média têm tido pouca atenção por parte dos investigadores que se dedicam aos estudos sobre música, particularmente a televisão que tem sido quase esquecida (Pinto 2005, 14). Desta forma a contribuição da presente investigação, é fornecer dados concretos e ferramentas de análise que possam ser úteis a investigadores que se venham a debruçar sobre a música na segunda metade do século XX no contexto português. É fundamental que passem a ter em conta a importância que os diferentes meios de comunicação, nomeadamente a televisão, tiveram nas diferentes linguagens musicais.