• Disco2
Integrado | Doutorando
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias para as áreas da música e produção áudio. É membro Instituto de Etnomusicologia (INET-md Univ. de Aveiro) e do CIC Digital/ CICANT (ULHT) desde 2011. É licenciado em Ciências Musicais (Univ. Nova de Lisboa) e mestre em Comunicação Multimédia (Univ. Aberta). Encontra-se a concluir a tese de doutoramento em Etnomusicologia com o título “A Mistura Enquanto Processo Artístico: práticas criativas no contexto da música popular urbana em Portugal" sob orientação da Doutora Maria do Rosário Pestana (Univ. Aveiro). É Instrutor oficial da AVID Technology (ACI-Pro tools), formação adquirida na Avid Europe (EMEA) em Pinewood Studios (Londres) e na Napier University (Edimburgo). Como músico profissional trabalhou com Armindo Neves, Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Rita Guerra e Carlos Barreto. Grava com os Balla, Sam e Olavo Bilac (Santos e Pecadores), António Mardel (com Rui Veloso) e Pluma. Compositor e sonoplasta para conteúdos televisivos para a RTP, TVI, Sic Notícias, TVCine, MOV HD e outros conteúdos da ZON/NOS.

Projeto de doutoramento

Título

Orientação

HedissonMota projeto

No contexto da produção musical discográfica, a mistura é por norma reconhecida como uma etapa essencialmente técnica e altamente especializada. No entanto, devido à sua dependência no resultado musical, a criatividade deve desempenhar um papel decisivo na afirmação de sua natureza artística. No contexto da música popular urbana em Portugal, este estudo centra-se no conhecimento especializado e experiência de dois conceituados engenheiros de som, António Pinheiro da Silva e Fernando Abrantes, com o objetivo de compreender como as suas referências musicais e tomadas de decisão criativas determinam o êxito artístico de uma obra. Ao observar e analisar as sessões de mistura a partir de dois projetos discográficos portugueses, este estudo centra-se fundamentalmente nas práticas criativas, como estes engenheiros de som utilizam diversas ferramentas de edição e processamento de sinal como instrumentos que favorecem a expressão musical. Este trabalho de pesquisa não pretende ignorar os aspetos técnicos do processo de mistura. No entanto, assume seu foco de estudo essencialmente ao nível da sua abordagem artística e desenlace musical.

Palavras-chave: música popular, mistura, artística, criatividade