• citara
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Sandra trabalha como música de câmara/orquestradora e pedagoga no seu país de origem, Colômbia. Licenciou-se na Universität Mozarteum Salzburg (Áustria) sob a tutela do famoso violinista Thomas Riebl. Promoveu a sua formação em música de câmara com um curso de pós-graduação em música de câmara na Pontifica Universidad Javeriana (Colômbia) com Richard Young, violinista do quarteto americano Vermer Quartet. A sua atividade musical de câmara tem sido desenvolvida desde 2010 com Cuarteto Q-Arte, um dos quartetos mais reconhecidos da América Latina (nomeado para o Grammy Latino 2020 e The Classical: NEXT Innovation Award, Holanda) dedicado à exploração, divulgação e performance da música académica e contemporânea latino-americana. Com o quarteto participou em importantes festivais e concertos na Colômbia, Estados Unidos, Europa e América Latina e gravou a música de compositores de renome colombianos e latino-americanos. Como música de orquestra, foi convidada a tocar com orquestras como Salzburg Chamber Soloist, Camerata Salzburg, Deutsche Kammerakademie Neuss, Mahler Chamber Orchestra, Prague Kammer Philharmonie, Koreanischen Philharmonie e Orquesta Sinfónica de Colombia, entre outras. Na área do ensino, passou 11 anos a construir escolas e a oferecer masterclasses em diferentes instituições a nível nacional e internacional. A sua vocação como gestora levou-a a criar o Festival Interviolas Bogotá, que começou em 2010, e juntamente com o Cuarteto Q-Arte fundou o Festival Internacional de Quarteto de Cordas FestiQ-Artetos em 2014. Atualmente é a violista do Cuarteto Q-Arte, membro da Orquesta Filarmónica de Bogotá, professora de viola no Conservatório de Música da Universidade Nacional da Colômbia e professora de música de câmara e viola na Pontificia Universidad Javeriana.

Projeto de Doutoramento

Título

Entre peles e madeiras: ampliar o idiomatismo do quarteto de cordas incluindo recursos da música tradicional colombiana

Orientação

Resumo

O quarteto de cordas está ligado a práticas e repertórios, com certos tipos de técnicas que têm vindo a evoluir, e a desenvolver novas possibilidades que surgem na tradição europeia. No entanto, falta ainda explorar a performance de música para esta formação que tem sido inspirada por elementos tradicionais de países fora da Europa, tais como a Colômbia.

Além de se concentrar no estudo dos sons que correspondem à tradição musical colombiana, será levado a cabo um processo que incluirá aspectos para além do estritamente sonoro-musical, tais como: gesto, movimento, contexto, bem como o tipo de relações que os indivíduos estabelecem no momento em que estes tipos de manifestações têm lugar.