• Palco
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nuno Oliveira nasceu em Braga, em 1992. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, tendo aí concluído o Curso Secundário de Música, variante – Instrumento (Tuba), com três distinções: um prémio de mérito artístico, um prémio de mérito académico e um prémio de mérito atribuído pelo Ministério da Educação. Prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto, na classe dos professores Sérgio Carolino, Romeu Silva e Ricardo Antão, tendo concluído a Licenciatura em Música, variante – Instrumento (Tuba), no ano letivo 2013/2014.
No ano letivo 2015/2016 finalizou o Mestrado em Ensino de Música, Ramo – Formação Musical, na Escola Superior de Educação (ESE) e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto, tendo apresentado relatório de estágio sob o título “Repensar o lugar da Formação Musical no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal”, sob a orientação de Jorge Alexandre Costa e Rosa Barros. A este nível, foi distinguido com um prémio de mérito atribuído pelo Instituto Politécnico do Porto e pelo Banco Santander Totta.
No ano letivo 2016/2017 ingressou no Doutoramento em Música, especialização em Ensino de Música, na Universidade de Aveiro, desenvolvendo, atualmente, a tese “Os conservatórios de música públicos de Portugal: um contributo para a compreensão das suas práticas na perspetiva dos seus atores”.
Entre 2013 e 2017 foi diretor executivo e pedagógico da Academia de Música Fernando Matos, valência educativa da Banda Musical de Caldas das Taipas.
Atualmente desempenha funções docentes no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, no Colégio Teresiano de Braga e no Centro Cultural Sénior da Arquidiocese de Braga.
Em setembro de 2013 foi nomeado Maestro do Coro da Catedral de Braga, pelo Cabido Metropolitano e Primacial Bracarense, cargo que desempenha até à atualidade.