• Bombos2
Doutor integrado | Professor coordenador
Tel: (+351) 271 220 135

Maria do Rosário da Silva Santana estudou Composição Musical na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Em 1998 obteve o grau de Docteur na Universidade de Paris-Sorbonne (Paris IV) defendendo a dissertação intitulada - “Elliott Carter: le rapport avec la musique européenne dans les domaines du rythme et du temps”.Desde 1999, desempenha as funções de Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda, leccionando diversas disciplinas nos cursos de Especialização Tecnológica de Técnicos de Gerontologia e Acompanhamento de Crianças e Jovens, nos cursos de Licenciatura em Educação Básica e Animação Socio-cultural e nos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Pertence à Unidade de Investigação INET-md, sendo co-autora do Livro (semi)- BREVES. Notas sobre música do século XX, publicado pela Universidade de Aveiro, e autora da sua tese de doutoramento Elliott Carter: le rapport avec la musique européenne dans les domains du rythme et du temps, publicada pelas Presses Universitaires du Septentrion, Villeneuve D’Ascq, França. A sua investigação traduz-se ainda na publicação de diversos artigos sobre música contemporânea, análise musical, e sobre as artes na educação. A sua produção inclui igualmente a produção de diversos materiais de natureza audiovisual e de rádio para apoio à lecionação e divulgação da música contemporânea.

(CV) | ORCID