Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Doutor em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (2013) tendo concluído com a tese intitulada "Folgazões do Mogi-Abaixo: música, caipiridade e paisagens cantadas", sob a orientação da Professora Doutora Susana Sardo, com uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Possui graduação em Música (com ênfase em Flauta Transversal) pela Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP, e cursado disciplina na pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (Departamento de Multimeios).
É membro pesquisador do INET-MD – Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança - Polo Aveiro. Os estudos de acustemologia e paisagem sonora associados à música e identidade constituem alguns dos seus interesses de investigação. Fez trabalho de campo no Sul de Minas Gerais, Brasil.
No cenário pedagógico possui experiência em Conservatórios, com ênfase em ensino de Flauta Transversal e Formação Musical, regência de Banda de Sopros e Coral.
No cenário artístico, com o pseudônimo Alex Duarte, atua como compositor, instrumentista (flautas e violão), cantor e declamador de "causos". Suas pesquisas se circunscrevem no universo da "música raiz" e da "caipiridade", música popular brasileira e música experimental. Sua atividade internacional abrange países da América do Sul, Europa e EUA. Seu 1° CD independente foi prensado com apoio do BDMG Cultural e lançado em Curitiba/PR, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Participou de outros festivais, dentre eles foi selecionado como finalista do 1º Festival Internacional da Canção Sul Americana 2007, sendo um dos representantes do Brasil na grande final realizado em 2007 em Punta del Este, Uruguai, onde estiveram artistas de 10 países da América do Sul.
Além de atuar como solista em projetos autorais, também colabora em outros projetos como o grupo de música tradicional portuguesa "Toques do Caramulo". Nesse âmbito tem se apresentado em Festivais e realizado concertos em diferentes países da Europa.