• Piano
Estrada da Costa
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
Tel: (+351) 21 414 9179

Professora Adjunta na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa.
Doutorada pela Faculdade de Motricidade Humana da UL, na especialidade de Motricidade Humana – especialidade de Dança.
É investigadora no INET-md - polo FMH.
É Mestre em Ciências da Comunicação na especialidade de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2010). Entre 2003 e 2004 frequentou e concluiu o curso de Profissionais de Audiovisuais da Restart – Escola de Criatividade e Novas tecnologias. Em 2001 licenciou-se em Dança – Ramo de Espetáculo, pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Detém o diploma do Curso de Bailarinos Profissionais da Escola de Dança do Conservatório Nacional (1997).
Profissionalmente trabalhou como intérprete em trabalhos de Frédéric Flamand - Charlerois Danses, Ana Rita Barata, Rui Lopes, entre outros. Coreografou, "Estar de Fora Para Ver" (2004), "The End and Then" (2004), "Super-heróis" (2006), "Qualquer Um" (2007), "A possibilidade de" (2009), "Entro, atravesso, percorro, meço" (2011), "quantos podemos ser" (2013), "Adormece que o sonho aparece" (2014), "Principio da queda, início do fim" em cocriação com João Fernandes (2019).

Tese de Doutoramento em curso na Faculdade de Motricidade Humana – UL
Título: Métodos e Processos de Criação Coreográfica – uma proposta de intervenção em Dança

Resumo:
Partindo da (in)definição que caracteriza a Dança Contemporânea e os seus métodos e processos de criação, e nos quais é possível reconhecer como fundamental o desenvolvimento de percursos essencialmente singulares, pretendemos refletir sobre a necessidade de contribuir para o desenvolvimento das capacidades criativas dos intérpretes-criadores contemporâneos em contextos de formação. Partindo da caracterização e análise dos métodos e processos de criação de coreógrafos de referência no âmbito da Criação Coreográfica Contemporânea Portuguesa, procuramos refletir sobre aspetos da relação entre coreógrafo, intérprete, pesquisa e materialização do movimento em contextos de criação.
A problemática que procuramos abordar traduz-se na seguinte questão:
Em termos de formação no âmbito da Dança Contemporânea como é que os métodos e processos de criação coreográfica se poderão refletir no ensino-aprendizagem da composição coreográfica?
Pretendemos sublinhar a importância que reconhecemos ao ensino-aprendizagem da composição coreográfica na formação do intérprete-criador e a necessidade de o repensar na proximidade com as práticas artísticas atuais.

Palavras Chave: Criação Coreográfica Contemporânea; Ensino-Aprendizagem da Composição Coreográfica; Criatividade

Grupo de Investigação: Estudos em Dança