Doutoranda
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Laia Martín, pianista com interesses nas áreas de performance, investigação, gestão e educação, desenvolveu a sua carreira artística e completou vários estudos em diversas áreas da música.
Completou a licenciatura em piano no Liceu Conservatory of Music em Barcelona com Stanislav Pochekin e em música de câmara com Albert Atenelle em 2009. É ainda detentora do grau de Mestrado Artistico em Performance Musical (com distinção) no Conservatory “F. Venezze” em Rovigo, Italy, com Massimiliano Mainolfi e Oxana Yablonskaya in 2014, e ainda Mestrado em Investigação em Música pela Valencia International University (VIU) em 2016. Frequenta o Programa Doutoral em Música (performance) na Universidade de Aveiro, sob a orientação do Dr. Luca Chiantore.
Aos 17 anos, Laia apresentou o seu primeiro recital a Jeunesses Musicales Spain. Desde então, já se apresentou em várias salas em Espanha, Alemanha, Itália, França, Andorra, Portugal e Israel.
É docente e pianista acompanhadora na Issi Fabra Music School em Puigcerda e no Pirineus Conservatory. Desde 2013 é a Diretora Executiva do Puigcerda Music Festival.

PROJETO DE DOUTORAMENTO

Título
Sem distâncias: uma proposta interpretativa a partir das sonatas de Domenico Scarlatti transcritas por Enrique Granados

zz-teseLaia4

Orientação

Resumo
Enrique Granados, no seu perfil de transcritor, publicou 24 transcriçõe de sonatas de Domenico Scarlatti em 1905. Contudo, Granados não foi o único:ndesde 1785 e at  1942, pelo menos quarenta e dois pianistas publicaram as suas próprias edições e transcrições. O estudo comparativo destas evidencia adiversidade do grau de intervenção nestas publicações, em certos casos sob uma mesma denominação, como no caso de Granados. Por outro lado, a diversidade desta publicação em concreto representa uma oportunidade para que o intérprete atual construa a sua própria interpretação a partir de uma atualização do formato de recital e do conceito de ciclo. Isto é o que abordo nesta investigação, que inclui uma proposta concertística na qual a minha interpretação ao piano destas transcrições de Granados interage com os primeiros compassos das correspondentes sonatas de Scarlatti gravadas em diversos instrumentos de teclado hist ricos por outros intérpretes. A aplicação da tecnologia e a colaboração com outros instrumentistas permite que a minha interpretação esteja influenciada pelas práticas procedentes de diversas tradições, pelo timbre de teclados de diferentes épocas e pela interação com as gravações. Por outro lado, as características da reprodução digital da música convertem-se numa ponte entre os processos experimentais da criação e os novos paradigmas da chamada escuta digital, que deste modo irrompem em cena.