• citara
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Natural do Porto, concluiu o Bacharelato (1993) e a Licenciatura (1999) em Guitarra na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, sob a orientação do professor José Pina. Frequentou em 1995/1996 uma Pós-Graduação em Guitarra com Robert Brightmore na Guildhall School of Music & Drama (Certificate of Advanced Studies), tendo aí obtido o Prémio Licensed Guidhall School of Music com Distinção no recital final, e ainda o 1º Prémio de Música de Câmara (Pippa Portallion Chamber Music Prize), a duo com a guitarrista austríaca Christina Schorn. Ao longo da sua formação académica frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento, tendo trabalhado com os guitarristas Alberto Ponce, David Russel, Leo Brouwer, Manuel Barrueco, Roberto Aussel, Ricardo Iznaola e Philip Thorne. Obteve o 3º Prémio ex-aequo do Prémio Helena Sá e Costa (1997) e o 1º Prémio ex-aequo do Concurso Internacional de Guitarra de Sernancelhe (1999). Concluiu em 2005 o Mestrado em Psicologia da Música (Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação da Universidade do Porto, e Escola Superior de Educação) e, em 2015, o Doutoramento em Música (Performance) da Universidade de Aveiro, tendo sido bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2012-2014). Tem apresentado recentemente este seu último trabalho de investigação (que incide na interpretação na guitarra das sonatas para violino BWV 1001, 1003 e 1005 de J. S. Bach) sob a forma de recital-conferência, em salas de concerto e em congressos da especialidade. A sua actividade como intérprete tem incidido no repertório tanto solístico como para diversas formações de música de câmara com guitarra. Entre estas destaca-se o duo com Paulo Peres, com quem desenvolve um projecto de música portuguesa original para duas guitarras de obras dedicadas. Professora de Guitarra na Escola de Música Óscar da Silva, leccionou ainda no Conservatório de Música do Porto, no Curso de Música Silva Monteiro, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, e no Instituto Piaget de Viseu, entre outros. Tem orientado diversas masterclasses e integrado o júri de numerosos concursos de Guitarra.