• Caretos
Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Setúbal
Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha
2914-504 Setúbal

Professor Coordenador de Educação Musical na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Professor convidado da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Membro do Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Mestre e Doutor em Educação Musical pelo Institute of Education, University of London, sob a orientação do Professor Keith Swanwick. Desde os anos 80 que se dedica à formação de professores em Portugal continental, Madeira e Açores, mas também em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Angola, bem como no Chipre. Pertence aos Conselhos Editoriais e Científicos da revista em educação Medi@ções, da ESE de Setúbal, e da Revista de Educação Artística da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia da Secretaria Regional de Educação da Madeira. Tem criado e publicado materiais pedagógicos, que incluem a autoria de mais de uma centena de canções para a infância e dez manuais escolares para Educação Musical. Tem desenvolvido investigação sobre questões pedagógicas, tais como: audição de música gravada em sala de aula; memória musical; música e corpo; teatro musical nas escolas; qualidade musical e avaliação. As publicações mais recentes incluem: As Artes no Jardim-de-Infância. Textos de Apoio para Educadores de Infância (coautor com Maria José Brito). Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (2010); Educação Musical 5.º ano. Lisboa: Santillana (2012); Educação Musical 6.º ano. Lisboa: Santillana (2013); Audição Musical Participada. Revista de Educação Musical. Lisboa: APEM (2013).

Grupo de Investigação: Educação e Música na Comunidade