• Disco2
Doutorando / Músico
Campus Universitário de Santiago
Aveiro

Fernando Cury é doutorando em Performance/Guitarra na Universidade de Aveiro e mestre em práticas interpretativas na UFRJ, com interesse em pesquisa na performance da música contemporânea, destacadamente na obra para guitarra do compositor Arthur Kampela. Além de Portugal atuou como concertistas em alguns países da América Latina tanto como solista quanto camerista.

Tese de Doutoramento

A presente pesquisa tem por finalidade apresentar ao intérprete uma análise técnica/interpretativa da obra para violão de Arthur Kampela, baseada nas partituras, pronunciamentos do compositor e interpretações de suas peças, destacando a implicação na performance de algumas técnicas desenvolvidas pelo compositor: Tapping Technique, Extended Techniques, Micro-metric Modulation (com a utilização de compassos não integrais e quiálteras aninhadas) e a escrita de peças alla chitarra.
As Tapping Technique e as Extended Techniques resultam na alteração do timbre do instrumento e da gestualidade da interpretação. Kampela utiliza diversos recursos percussivos no instrumento realizáveis com independência de mãos e os combina polifonicamente, intercambiando o timbre percussivo com a notas executadas segundo a técnica tradicional do instrumento. Tal combinação é baseada em processos ergonômicos e resultam numa gestualidade peculiar. A Micro-metric Modulation é uma técnica que serve de suporte interpretativo para um ritmo altamente complexo. O compositor combina compassos não integrais com quiálteras aninhadas para escrever ritmos que são subdivisões sobre subdivisões da unidade de tempo. A Micro-metric Modulation é a ferramenta que cria, através das subdivisões, elos de ligação entre ritmos aparentemente dispares.
Além disto, Kampela escreveu peças alla chitarra, técnica em que o compositor faz uso de uma migração postural ao propor a execução de instrumentos como a viola e o violoncelo com técnica e postura violonística.
A presente pesquisa visa esclarecer ao intérprete quanto a estas técnicas e apontar soluções interpretativas, possibilitando uma interpretação informada da obra de Arthur Kampela.