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Doutoranda
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)
CV:

Nota Biográfica

Susana Cristina Belchior Caxeiro é estudante de Doutoramento em Conservação e Restauro no Laboratório Associado Requimte e DCR - Departamento de Conservação e Restauro (FCT / UNL), e no INET-MD / Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (FCSH / UNL) - Universidade Nova de Lisboa. O título provisório da pesquisa actual é "Imaterial no Material: um estudo sobre suportes de áudio de 78rpm em colecções portuguesas" (bolsa da FCT - Fundação para Ciência e Tecnologia ref. SFRH / BD / 80411/2011). Foi membro de tempo integral do projecto de investigação "A Indústria Fonográfica em Portugal no Séc. XX" (FCT ref: PTDC / HAH / 70991/2006), no INET-MD, de 2008 a 2011. Trabalhou na RTP- Radiotelevisão Portuguesa, 1992-2003, no Departamento Técnico e como Produtora Delegada de Ficção Nacional.
 
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título
Imaterial no Material: um estudo sobre suportes de áudio de 78rpm em colecções portuguesas
 
SuBelchiorDout
 
Orientação
Ana Ramos e Salwa Castelo-Branco (co-orientação)
 
Referência Bolsa
SFRH/BD/80411/2011
 
Resumo
Este projecto de doutoramento tem como objectivo estudar os discos de gravação acústica, chamados de goma-laca ou de 78rpm, das primeiras décadas de actividade da indústria fonográfica em Portugal, através de uma abordagem multidisciplinar. O suporte de som será também considerado como um provedor de informações, que precisa ser preservado junto com o sinal de áudio nele contido. Serão feitos estudos sobre as várias composições químicas destes suportes, o seu envelhecimento, bem como os métodos de produção industrial originais, de modo a identificar as possíveis causas dos padrões de degradação detectados em colecções portuguesas, e propor uma metodologia para parar e evitar mais danos. O impacto sobre o sinal de áudio será avaliado por meio de digitalização do sinal e sua análise espectral. Pelo cruzamento com dados internacionais disponíveis e analisando os resultados obtidos, espera-se poder obter novas informações relativas ao início da história da gravação de som em Portugal, da qual muito pouco ainda é conhecido: datas de gravação aproximadas, tecnologias envolvidas, empresas e fábricas de prensagem envolvidas, artistas e instrumentos tocados.
 
 
 
 
Linha Temática: Música e Media