• Bombos2
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Doutoranda em Ciências Musicais – Etnomusicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa / Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança. É Licenciada e Mestre em Ciências Musicais – Etnomusicologia pela mesma faculdade, concluindo com a dissertação intitulada "Duas horas vivas numa TV morta": Zip-Zip, Música e Televisão no preâmbulo da democracia em Portugal. Durante a licenciatura, foi bolseira do INET-MD no âmbito do projecto "A indústria fonográfica em Portugal no Séc. XX" e actualmente desenvolve trabalho de investigação em torno do Festival RTP da Canção, Music and Media e Indústrias da música. O seu interesse académico pelo universo das Bandas Filarmónicas em Portugal reflecte-se na publicação bilingue comemorativa dos 150 anos da Sociedade Musical Eurterpe de Portalegre (Pistola e Lopes, 2013) e no Trabalho de Campo realizado na Orquestra de Sopros de Ourém (2008-2009). Foi Vogal da Direcção Pedagógica e leccionou as disciplinas de Formação Musical, Desenvolvimento Criativo e Classe de Conjunto na Escola das Artes do Alentejo Litoral, Sines (2012-2013). Leccionou História da Música e História da Cultura e das Artes no Conservatório de Artes da Canto Firme, Tomar, e no Conservatório de Música de Ourém e Fátima, onde havia leccionado, entre 2009-2012, as disciplinas de História da Música, Classe de Conjunto e Área de Projecto Artístico. Estudou Clarinete no CFA – Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, Tomar, onde trabalhou com os professores António Rosa e Gonçalo Conceição e realizou masterclasses com Nuno Silva, Bruno Graça e Paulo Gaspar.

Projeto de Doutoramento

Título
"Em Playback" - o Festival RTP da Canção e a produção musical em Portugal (1964-2014)

Orientação

Referência Bolsa
SFRH/BD/103718/2014

O Festival RTP da Canção (FRTPC) é o mais duradouro concurso da televisão portuguesa (1964-2012). Envolvendo centenas de intérpretes e compositores, estabeleceu-se como uma das principais referências musicais para duas gerações de portugueses. A experiência de meio século de televisão, o instrumento por excelência da democratização em Portugal, passou pelo FRTPC que trouxe para o domínio musical os grandes desafios da sociedade portuguesa e, por vezes, fez da música um verdadeiro agente de transformação social. Apesar da sua longevidade e da sua preponderância no meio televisivo e musical em Portugal nas últimas cinco décadas, não existe uma perspectiva crítica e de carácter científico que analise o Festival RTP da Canção nas suas diversas vertentes. Este é então o primeiro estudo etnomusicológico que contribui para a compreensão do papel de Festival RTP da Canção nos seus diversos aspectos. Por um lado, esta investigação pretende lançar uma perspectiva crítica no que respeita ao papel deste concurso enquanto veículo de transmissão de noções de identidade nacional, analisando o modo como essas noções foram projectadas através da música, aos níveis nacional e internacional. Por outro, inaugura-se a discussão acerca da articulação do FRTPC com as exigências da indústria fonográfica e dos restantes mass-media. Para tal, é necessário compreender a complexa relação música-televisão-indústria fonográfica, tendo sempre como pano de fundo as transformações político-sociais ocorridas a partir da segunda metade do Século XX. Radicado nos contributos internacionais no que concerne às problemáticas e objectos de investigação, este trabalho que articula os estudos sobre os media e a etnomusicologia dos media permitirá pela primeira vez compreender o papel do Festival RTP da Canção na mediação musical e na redefinição de discursos sobre identidade cultural e nacional. Esta investigação pretende assim lançar no meio académico internacional o estudo do Festival RTP da Canção, representando Portugal no quadro internacional no que concerne a esta área.

Grupo de Investigação: Etnomusicologia e Estudos em Música Popular

Linha Temática: Música e Media