• Dança 6
Doutoranda
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Natural de Lisboa, é mestre em Etnomusicologia pela FCSH/NOVA (2016) com uma tese dedicada ao estudo das relações entre música e identidade num coletivo de bandas que tocam música balcânica em Lisboa. É doutoranda em Etnomusicologia no Departamento de Ciências Musicais da FCSH/NOVA com uma tese dedicada ao estudo do fado e as revoluções políticas no século XX em Portugal. É bolseira no Curso de Doutoramento "Música como Cultura e Cognição", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Maria toca saxofone e canta fado.

Projecto de Doutoramento

Título
Passagens da vida em Lx: reportório e representações de fado e revolução (1910-2011)

BarraDoutoraentoMariaESanto.png

Passagens da Vida é um estudo acerca de mudança social na cidade de Lisboa, associado a comportamentos expressivos em torno das duas revoluções que no século XX marcaram a capital. Analisa representações sonoras (impressas e fonográficas) e sociais (políticas e pedagógicas) a partir de reportório musical num corpus documental relacionando fado e as revoluções políticas de 1910 e 1974. Considerarei sujeitos, publicações periódicas e contextos performativos. Interpretarei modos como representações associadas moldam identidades sociais. O projeto constitui-se assim como um laboratório de observação e estudo de reportório musical e representações a ele associadas com uma componente de aplicação contemporânea, no que a seleção a considerar se reconfigura no processo de patrimonialização recentemente reforçado relativamente ao simbolismo expressivo identitário que é intrínseco ao fado. O estudo desenvolver-se-á num processo de transferência mútua de informação entre a esfera académica e a esfera pública a nível local.

Grupo de Investigação: Etnomusicologia e Estudos em Música Popular