• Dança7
Doutoranda
Faculdade de Motricidade Humana Unidade Cientifíco-Pedagógica de Dança Faculdade de Motricidade Humana Estr. da Costa - Cruz Quebrada

Presentemente Cecília é investigadora no INET-md onde desenvolve uma pesquisa de doutoramento sob a orientação do Professor Daniel Tércio, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Recentemente tem publicado o seu trabalho de investigação em revistas de circulação internacional e tem feito comunicações em vários encontros científicos. Em 2014 é convidada para a comissão de Peer Reviewer do Journal of Dance & Somatic Practices.

Cecília desenvolve o seu trabalho freelancer como bailarina e coreógrafa na Europa, desde 1999. Desde 2005 também tem vindo a lecionar em diversas Universidades como professora convidada. Paralelamente, ela destaca o trabalho como codiretora artística da companhia Canvas Performing Art, sediada na Holanda, onde, durante seis anos, cocriou diversas performance multidisciplinares.

Em 2008 conclui o Mestrado em coreografia pela Universidade ArtEZ (Holanda) como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Na sua educação sublinha o confronto entre uma instrução clássica iniciado na Companhia Nacional de Bailado e uma formação artística de vanguarda na European Dance Development Centre –EDDC.

Publicações que destaca:

- De Lima, C (2013) 'Trans-meaning – dance as an embodied technology of perception', Journal of Dance and Somatic Practices 5: 1;

- De Lima, C (2013) 'Practicing thought as Trans-formation', Danswetenschap in Nederland vol. 7. Amsterdam: Vereniging voor Dansonderzoek editions;

- De Lima, C (2013) 'Penetrating Movement – Intensities of a paradoxical movement'. In: João da Silva ed., Inventing Futures, Arnhem: ArtEZ Press;

- De Lima, C (2012) 'Trans-meaning, a choreographic based methodology for articulating embodied thinking', In: Proceedings of the 6th International Conference on Digital Art. Faro, pp 409-412;

- De Lima, C (2011) 'Physical Mind-maps', In: Livro atas: SIDD – Seminário Internacional Descobrir a Dança, Lisboa;

- De Lima, C (2010) 'Sensorial Art- Perceiving the world as e-motion', Danswetenschap in Nederland, vol. 6. Autumn 2010. Amsterdam: Vereniging voor Dansonderzoek editions.

Tese de Doutoramento

Reversal Thinking- the art of perceiving the world as e-motion

Orientação: Professor Daniel Tércio

Apesar de que a origem sensório-somática e experiencial do nosso processo de pensamento é algo já largamente reconhecido pelas ciências cognitivas, a estrutura semântica da comunicação verbal praticada desde a infância torna-se subtilmente a estrutura lógica do pensamento consciente, e a perceção sensório-somática, que está na origem da construção de sentido, torna-se inconsciente.
Durante vários anos trabalhando como bailarina e coreógrafa, tenho observado que a intensificação da perceção sensoriomotora desenvolvida pelo bailarino está na base do fenómeno usualmente nomeado como "embodied thinking". Porém, esta intensificação sensorial inebria o modo usual de articular verbalmente o pensamento, resultando na lendária dificuldade em relacionar a experiência da dança com a linguagem verbal. Consequentemente, a produção de conhecimento que aqui se potencia e a sua interação com outros campos de conhecimento permanece subdesenvolvido.
Esta pesquisa pretende contribuir para potenciar a integração e interação entre o conhecimento produzido pelo pensamento sensório-motor desenvolvido com a prática da dança e a lógica do pensamento produzido pela linguagem verbal.
As diretrizes metodológicas partem de longos anos de investigação pela prática somática. Aqui, abordo esta prática como uma metodologia intrinsecamente fenomenológica e confronto esta abordagem com estudos das ciências cognitivas e da filosofia, tendo como algumas referências principais: António Damásio, Maturana and Varela, Lakoff and Johnson, Brian Massumi, Erin Manning, José Gil, Maxine Sheets-Johnstone, Gilles Deleuze, Husserl, e Merleau-Ponty.
Através desta pesquisa tenho vindo a desenvolver duas metodologias de practice-led research: Trans-meaning - explora a passagem de sentidos: o sentido como uma perceção sensorial e o sentido como um propósito lógico e conceptual. Physical Mind-maps – metodologia educacional que trabalha a exploração criativa e articulação clara de uma visão artística incorporada.

Palavras-chave: cognição, dança, fenomenologia, pensamento incorporado

Grupo de Investigação: Estudos em Dança