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Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Nota Biográfica

Produtora Executiva na promotora Música no Coração. Doutoranda em Etnomusicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, leccionou várias unidades curriculares na Licenciatura de Formação Musical do Instituto Piaget de Almada (2009/2011) e na Licenciatura em Música do pólo de Viseu (2008/2009), bem como a disciplina de Música e Multiculturalidade na Licenciatura em animação sócio-cultural na Escola Superior de Educação de Lisboa (2010/2011). Realizou investigação em Portugal no domínio do pop-rock e da música popular. Colaborou na recolha de fonogramas da candidatura do Fado a património da Humanidade da UNESCO e na redacção de entradas para a Enciclopédia da Música no Séc.XX em Portugal.
 
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título
 
 
Orientação
 
Resumo
A minha dissertação tem como principal assunto o estudo da música popular urbana, dentro do âmbito do pop-rock, em Portugal, nos anos 80. Pretende-se perceber de que modo o enquadramento socio-cultural, político e económico contribuiu para o desenvolvimento de novos contextos de produção musical. É também objectivo deste estudo analisar o modo como os vários elementos que constituem o sistema de produção de música popular – a industria fonográfica, media, músicos, espaços de divulgação e performação e locais de sociabilidade - se articularam nesta época, resultando no surgimento de novas sonoridades e artistas. A mudança nos critérios editoriais e entrada de novos profissionais nas Editoras Discográficas e o nascimento de várias editoras independentes, o surgimento de novos meios de divulgação musical – como o jornal Blitz, vários programas de rádio nos recém-abertos canais de FM e programas de televisão - e o papel de espaços de lazer e divulgação musical (nomeadamente no Bairro Alto em Lisboa) enquanto locais de sociabilidade, são alguns dos elementos centrais que caracterizam a produção musical desta época. Esta é a década do chamado "boom do rock português" e da "música moderna", termos utilizados enquanto discurso dos seus intervenientes, simbolizando uma nova atitude perante um contexto nacional redefinido. É também objectivo deste estudo compreender de que modo estas novas práticas musicais se integram nas tendências musicais da época, a nível mundial.