• Dança 3
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte – Universidade de Aveiro Campus Universitário de Santiago
Aveiro
3810-193
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: 234 370389 ext. 23700
CV:

Nota Biográfica

Filiação institucional/Institutional Affiliation

Universidade de Aveiro

 

Categoria ou atividade/ Activity
Investigador, doutorando

 

Formação Académica

2007, Doutorando em Etnomusicologia, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;

2005, Mestre em Ciências Musicais, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;

1999, Licenciado em Educação Musical, Escola Superior de Educação de Coimbra.

 

Atividade Académica e Profissional

Desde outubro de 2009, vereador a tempo inteiro na Câmara Municipal da Lousã (com os pelouros da Educação, Juventude, Cultura, Ciência, Património, Empreendedorismo, Turismo, Qualidade);

2007 – 2009, Assistente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda;

2007 – 2009, Diretor Pedagógico da Escola de Música Jazz Ao Norte - Porto;

2003 – 2005, membro da comissão científica para a criação do Curso de Licenciatura em Música, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique);

2003 – 2005, fundador da «Oficina de Música» da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM – CELP) (Maputo, Moçambique);

2003 – 2005, fundador do Centro de Estudos Etnomusicológicos da EPM – CELP (Maputo, Moçambique);

2003 – 2005, fundador do Museu Etnomusicológico da EPM – CELP (Maputo, Moçambique);

2001 – 2003, diretor pedagógico da Academia de Música da Lousã;

2001, Assistente Convidado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra;

2001, fundador da Academia de Música da Lousã.

 

Investigação

Domínio de especialização:

Etnomusicologia

 

Áreas de Interesse:

Etnomusicologia; Estudos de Jazz; Política, Cultura, Turismo, Economia; Indústrias Criativas, Neurociências/Neuromusicologia.

 

Grupo de Investigação no INET:

Etnomusicologia e Estudos em Música Popular

 

Projetos que orientou ou em que participou noutras instituições (breve descrição do projeto)

Desde 2012, coordenador científico do MBA em Gestão das Indústrias da Música e do Entretenimento na Universidade Autónoma de Lisboa;

Desde 2011, colabora no grupo de estudos em Neuromusicologia, coordenado pelo neurocirurgião Carlos Calado (Hosp. de São José e Universidade Autónoma de Lisboa);

Desde 2009, enquanto vereador da C.M. da Lousã:

Coordena e elabora o Projeto Educativo Local: Lousã, território educador (desde 2013 e em curso);
Coordenou a criação do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo da C.M. da Lousã (2012);
Lançou o Orçamento Participativo Jovem da Lousã (2012);
Elaborou, coordenou e lançou o Plano Municipal de Promoção e Apoio ao Empreendedorismo (2011);
Definiu e coordena a implementação do Plano Tecnológico da Educação – criação do cluster de empreendedorismo e inovação «Lousã Living Lab/Lousã EduLab (2010, este projeto possibilitou a integração do Agrupamento de Escolas da Lousã na rede mundial de Escolas Inovadoras da Microsoft, em 2011, e o apoio a um jovem empreendedor local que venceu
Coordenou e iniciou a implementação do Plano Municipal para a Educação, a Cultura e o Turismo (2011 e em curso);
Coordenou e elaborou o Plano Municipal Tecnológico da Educação (2009);
Elaborou e coordena a implementação da estratégia resultante de modelo de apoio à decisão desenvolvido anteriormente (2009 e em curso);
2008, orientação de estágios da Licenciatura em Animação Sociocultural do IPG;

2007 e 2008, coordenação e redação de alguns textos da coleção Jazz Legends a editar pela editora Media Promo (2 números publicados em 2007);

2007 e 2008, orientação dos trabalhos da Disciplina de Seminário, do 4.º Ano do Curso de Professores do Ensino Básico variante de Educação Musical, da ESE – IPG;

2003 – 2005, principal responsável pela criação do curso de Licenciatura em Música da Escola de Artes da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique);

2003 – 2005, Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM – CELP) ao abrigo do acordo de cooperação bilateral Portugal-Moçambique de 1995, tendo sido: coordenador da estruturação da área de Educação Musical da escola, orientador de estágios e formador de docentes de Educação Musical, fundador da Oficina de Música da EPM-CELP, fundador do Museu Etnomusicológico da EPM-CELP e do Centro de Estudos Etnomusicológicos da mesma instituição, organizador de inúmeras atividades de âmbito científico, pedagógico e cultural.

 

Atividade Docente

2008/2009, docente de Atelier de Expressão Musical, Etnomusicologia, Musicologia e orientador de Estágios do curso de licenciatura em Animação Sociocultural da ESECD do IPG;

2007/2008, docente das Unidades Curriculares de Atelier de Expressão Musical, Etnomusicologia, Musicologia, Teatro Musical, do curso de licenciatura em Animação Sociocultural, e de Seminário, do curso de licenciatura em Professores do Ensino Básico variante de Educação Musical, ESE – IPG;

2007/2008, orientador de estágios de no âmbito da licenciatura em Animação Sociocultural;

2007 (2.º Semestre), Seminário (orientação de trabalhos de investigação para conclusão da Licenciatura), 4.º Ano do Cursos de Licenciatura em Professores do Ensino Básico variante de Educação Musical (PEB var EM), ESE – IPG;

2007 (2.º Semestre), "Oficina Musical e Prática Instrumental III" (Barroco Tardio, Classicismo e Romantismo), 3.º Ano do Curso de Licenciatura em Professores do Ensino Básico variante de Educação Musical (PEB var EM), ESE - IPG;

2007 (2.º Semestre), "Formação Musical III" (teoria musical), 3.º Ano do Curso de Licenciatura em Professores do Ensino Básico variante de Educação Musical (PEB var EM), ESE - IPG;

2007 (2.º Semestre), "Expressões I" (teoria musical elementar), 1.º Ano do Curso de Licenciatura em Animação Sociocultural, ESE – IPG;

2001 (Agosto), "ArteDiem" – curso de Verão organizado pela Youth Action for Peace (YAP) (composição, orquestração e improvisação) na Universidade de Oradea (Roménia);

2001 (1.º Semestre), "Prática Vocal e Instrumental I e II" (classes de conjunto/música de câmara), 1.º e 2.º Anos do Curso de Licenciatura em Professores de Educação Musical do Ensino Básico, ESE – IPC;

2000 (agosto), "ArteDiem" – curso de Verão organizado pela Youth Action for Peace (YAP) (composição, orquestração e improvisação) na Universidade de Debrecen (Hungria);

 

Publicações:

Livro
Martins, Hélder Bruno (2009), 10 Clássicos do Jazz. Edições Media Promo;

Martins, Hélder Bruno (2007), "Louis Armstrong" (Livro CD), in Jazz Legends, edições Media Promo;

Martins, Hélder Bruno (2007), "Ella Fitzgerald" (Livro/CD), in Jazz Legends, edições Media Promo;

Martins, Hélder Bruno (2006), Jazz em Portugal (1920 – 1956). Coimbra: Almedina Editores.

 

Artigos em revistas periódicas
Martins, Hélder Bruno (2008), "Miso Music Portugal – um universo sónico por descobrir", in Magazine de Artes de Coimbra e Afins (MACA), n.º 1, Coimbra: MACA e Art'à Parte – associação cultural;

Martins, Hélder Bruno (2008), "MÚSICA– Linguagem Universal ou Níveis de Percepção?" in Magazine de Artes de Coimbra e Afins (MACA), n.º 2, Coimbra: MACA e Art'à Parte – associação cultural;

Martins, Hélder Bruno (2008), "A Música como legado: Património Cultural, Política e Economia – tributo a New Orleans" in Magazine de Artes de Coimbra e Afins (MACA), n.º 3, Coimbra: MACA e Art'à Parte – associação cultural;

Martins, Hélder Bruno (2008), "Orquestra Clássica do Centro, 7 Anos: a Justa homenagem e a crítica Perfeita" in Magazine de Artes de Coimbra e Afins (MACA), n.º 3, Coimbra: MACA e Art'à Parte – associação cultural;

Martins, Hélder Bruno (2008), "Jazz e comportamentos sociais em Portugal durante o Estado Novo – processos de resistência", in Atas do Congresso da Sociedade de Etnomusicologia (SIBE'08), realizado em Salamanca, entre 6 e 9 de Março;
Posters

Calado, Carlos; Paz, José; Monteiro, Toscano; Beja, Leonarda; Balbino, Isabel; Veiga, António; Pereira, Frederico; Rijo, Miguel; Martins, Hélder Bruno (2013) "Music and post operative pain" in Music, Poetry and Brain – Celebrating Wagner's Bicentennial, 25 de maio de 2013, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa;

Calado, Carlos; Paz, José; Monteiro, Toscano; Beja, Leonarda; Balbino, Isabel; Veiga, António; Pereira, Frederico; Rijo, Miguel; Martins, Hélder Bruno (2013) "Great Composers with Damaged Brains" in Music, Poetry and Brain – Celebrating Wagner's Bicentennial, 25 de maio de 2013, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa

Calado, Carlos; Paz, José; Monteiro, Toscano; Beja, Leonarda; Balbino, Isabel; Veiga, António; Pereira, Frederico; Rijo, Miguel; Martins, Hélder Bruno (2013) "Sick Neurons, Bad Music – The Musical Syndromes" in Music, Poetry and Brain – Celebrating Wagner's Bicentennial, 25 de maio de 2013, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa

 

Dissertações

Martins, Hélder Bruno (2005), O Jazz em Portugal: da sua emergência à sua afirmação com o Hot Clube. Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 

Comunicações

Martins, Hélder Bruno (2014), "Lousã, território educador" in Congresso Internacional Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Coimbra, 3 de julho.

Martins, Hélder Bruno (2014), "VAMOS AO JAZZ! Memórias das Jazz-bands Ilhavenses" integrada nas comemorações do 6.º aniversário doCentro Cultural de Ílhavo, 24 de março de 2014.

Martins, Hélder Bruno (2011), "Jazz em Portugal – banda sonora de uma reflexão social" in Dias da Música em Belém - da Europa ao Novo Mundo (1883-1945), Centro Cultural de Belém, 17 de abril de 2011.

Martins, Hélder Bruno (2009), "«Extra! Extra! Jazz is in the City!» Jazz articles and criticism in Portuguese printed media during the first half of the 20th century" in Leeds International Jazz Conference (LIJC'09), realizado nos dias 26 e 27 de Março.

Martins, Hélder Bruno (2009), "Animação Sociocultural e Empreendedorismo: novas perspetivas profissionais", comunicação apresentada nas 3.as Jornadas de Animação Sociocultural do IPG, realizadas a 20 e 21 de Janeiro de 2009 no Grande Auditório do IPG.

Martins, Hélder Bruno (2008), "Música e Política: políticas culturais e desenvolvimento local", comunicação apresentada em Moimenta da Beira, a 10 de Maio.

Martins, Hélder Bruno (2008), "Música, Sociedade e Poder. As Bandas Filarmónicas e a Música Popular em Portugal – o caso do Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense", in I.as Jornadas de História Local de Pampilhosa da Serra, realizadas entre 10 e 11 de Abril.

Martins, Hélder Bruno (2008), "Rhythm and Changes: reflexão e análise sobre o Jazz em Portugal", in Sons & Saberes... do Jazz, Músicos e Investigadores em Diálogo - Encontros de Etnomusicologia Dialógica, Centro de Estudos de Jazz (CEJ) da Universidade de Aveiro (UA), a 2 de Abril.

Martins, Hélder Bruno (2008), "Jazz in Portugal: space, place and heroes during dictatorship regime", in Leeds International Jazz Conference (LIJC'08), realizado entre 13 e 15 de Março.

Martins, Hélder Bruno (2008), "Jazz e comportamentos sociais em Portugal durante o Estado Novo – processos de resistência", in Congresso da Sociedade de Etnomusicologia (SIBE'08), realizado em Salamanca, entre 6 e 9 de Março.

Martins, Hélder Bruno (2005), "A Interpretação do "Símbolo" na obra de Luís S. Monteiro Felizmente há Luar", apresentada na EPM-CELP (Maputo, Moçambique) em Maio.

Martins, Hélder Bruno (2004) "Descobrimentos, Interculturalismo e Música – a emergência de novas correntes estético-musicais em Portugal", in I Simpósio de Língua Portuguesa – Diálogo entre Culturas, realizado na EPM-CELP entre 7 e 11 de Junho.

Martins, Hélder Bruno (2004) "A Utopia – de Thomas Morus à atualidade", apresentada na EPM-CELP em Março.

Martins, Hélder Bruno (2001) "Jazz, a revolução socio-musical do Século XX", apresentada no II Encontro de Cultura da Escola Superior de Educação de Coimbra, em Maio.

Martins, Hélder Bruno (1998) "Composição e Improvisação", apresentada no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), Lisboa, em Novembro.

Martins, Hélder Bruno (1996) "Análise de Composição das peças apresentadas no espaço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian", apresentada na 4th Conference of the European League of Institutes of Arts, realizada em Novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

 

Outras atividades e colaborações

Especialista convidado em aTensãoJazz, RTP2 (2011), série televisiva documental sobre a história do jazz em Portugal, da autoria de Rui Neves e realização de Paulo Seabra.

Mentor e diretor executivo Feira da Indústria Musical Portuguesa (2006).

Empreendedor e consultor para o empreendedorismo (inovação e criatividade).

Gestor, produtor e programador cultural (desde 2001).

 

Bolsas

2008, Bolsa de Doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Experiência Profissional Artística

2006, compôs a banda sonora para o DVD de promoção do Exploratório de Ciência de Coimbra;

2002 – 2003, tocou com Pedro Jóia e Né Ladeiras;

2001 e 2002 (Maio), dirigiu «Stabat Mater» de G. B. Pergolesi (1710 – 1736);

2001 (Outubro), compôs e dirigiu a opereta "Lenda do Cervo e da Água", encomendada pela Câmara Municipal da Lousã para as Comemorações dos 850 Anos de Municipalismo;

2000 – 2001, foi pianista acompanhador na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa

1999, foi assistente de direção de orquestra do maestro Augusto Mesquita, na Orquestra Filarmonia das Beiras no espetáculo de Nuno Guerreiro;

1998, acompanhou Jorge Palma em alguns concertos;

1998, acompanhou Né Ladeiras;

1998, (música improvisada) atuou com Carlos Zíngaro, Richard Teitelbaum, Rodrigo Amado, Zé Oliveira, entre outros na Black Box do Centro Cultural de Belém;

1996, compôs um conjunto de peças para a 4th Conference of the European League of Institutes of Arts, realizada em Novembro na Fundação Calouste Gulbenkian;

Entre 1995 e 2000, foi diretor musical, pianista e compositor de vários projetos, destacando-se:

- o trio de Jazz Cool Train;

- Baladas Bailadas;

- entre outras formações, com as quais se apresentou em diversos espetáculos no país e no estrangeiro (Espanha, Alemanha, Eslováquia, Hungria, Roménia, Áustria).