• Piano
Estrada da Costa
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
Tel: (+ 351) 21 414 91 77

Licenciada em Dança, mestre em Performance Artística – Dança e Doutoranda em Motricidade Humana, na especialidade de Dança. Investigadora do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudo de Música e Dança – INET-MD/polo FMH e formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) nas áreas e domínios: A31 – Expressões (Físico Motora/Música/Dramática/Plástica/Dança) e C18 – Práticas do Desporto Escolar. Bailarina e coreógrafa. Professora de Dança na Escola de Dança Raquel Oliveira. Diretora do Grupo de Dança Soleares (1998-2008) e da Companhia de Flamenco Lunares (2005-2008). Organiza regularmente workshops de Dança abertos à comunidade. Formação em Yoga (aulas regulares de grupo e particulares com a Mestre Judite Laça Duarte (2008-2016).

Projeto de Doutoramento

Título
Processo coreográfico e performativo da coreógrafa/bailarina solista, e a sua relação com a prática do Yoga, na elaboração e interpretação da obra coreográfica “Inspiração”. Um estudo prático.

RaquelOliveiraBarraDoutoramento.png

Orientação

Esta tese inscreve-se no novo regime de ciclos conducentes ao grau de Doutor que integra, na especialidade em dança, uma obra coreográfica autoral com caráter inovador e cuja “fundamentação escrita deve apresentar uma estrutura que conjugue de maneira inovadora os quesitos da investigação universitária com a especificidade autoral desta modalidade de doutoramento.” (Diário da República, 2013, p. 16151). Os objetivos deste estudo consistem em, através do processo de criação e interpretação da nova obra coreográfica solista da investigadora/bailarina/professora de Dança, refletir sobre o processo criativo da coreógrafa que é ao mesmo tempo a única intérprete da coreografia e sobre a influência que a prática do Yoga pode ter no processo criativo da coreógrafa, no processo performativo da bailarina, no processo de comunicação com o público que assiste à obra apresentada e no processo pedagógico da professora de Dança. Metodologicamente, a investigação tem a forma de um estudo prático, autoetnográfico, e a/r/tográfico, relativo à criação e interpretação coreográfica solística.

Grupo de Investigação: Estudos em Dança