• Bombos
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Hugo Castro é Licenciado em Antropologia pela FCTUC (2006) e Mestre em Ciências Musicais – variante de Etnomusicologia pela FCSH-UNL (2012), com uma dissertação que abordou a produção fonográfica da canção de protesto em Portugal nas décadas de 1960 e 1970. Integrou alguns projetos de investigação, entre os quais foi assistente de investigação no projeto “Estudo Antropológico das Festas Nicolinas” (CRIA-CMG), participando na pesquisa documental e no trabalho de campo, sendo também responsável pela redação de um estudo de cariz etnomusicológico sobre práticas festivas sonoras. Atualmente é bolseiro no segundo ano do Programa de Doutoramento FCT “Música Como Cultura e Cognição” no INET-md da FCSH-UNL, onde desenvolve trabalho de pesquisa sobre os temas da canção e política em Portugal no contexto da Revolução dos Cravos. Está integrado na comissão executiva de duas conferências internacionais (ICMHM’16 e ICPSong’16), onde exerce as funções de Secretário Executivo e integra a equipa de organização de uma exposição de capas de discos de vinil, intitulada “Discos na Luta”.

Projeto de Doutoramento

Título
A canção política em Portugal durante e após a Revolução dos Cravos (1974-1979) [provisório]

HugoCastroBarraDoutoramento.png