• Bombos
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutorando
Faculdade de Motricidade Humana | Universidade de Lisboa
Estrada da Costa
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: +351 21 414 91 87

Nota Biográfica

Natural de Leiria, iniciou a sua formação em 2002. Em 2010, licenciou-se em Dança (Criação/Interpretação) na Escola Superior de Dança (ESD). Em 2012, concluiu o Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea da ESD e em 2014 concluiu o Mestrado em Ensino de Dança da ESD. Em 2010 e 2012 foram-lhe atribuídos os prémios “Bolsa de Mérito de Melhor Aluno Finalista" da Licenciatura em Dança e do Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea da ESD, respectivamente.  Leciona de Técnicas de Dança Contemporânea e Composição Coreográfica, na Studio k escola de dança (2008-2014), na Escola de Dança do Orfeão de Leiria (desde 2011) e na Escola Superior de Dança (desde 2013). Actualmente é doutorando em Motricidade Humana (Especialidade em Dança) na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É coreógrafo independente desde 2009, da qual se destacam as peças “Corpus” (2011), “Retalhos”(2012), “Um Ensaio Sobre o Poder” (2013), “entre.mitências”(2014), “Liberdade Provisória” (2015) e “O Principio da Incerteza” (2016). Foi intérprete de peças de Rui Horta, Paulo Ribeiro, Rui Lopes Graça, Clara Andermatt, Francisco Camacho, Madalena Victorino, Teresa Ranieri, entre outros. É mentor e programador do MetaDança – Festival de Artes Performativas em Leiria, desde 2012.
 
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título
O Ensino Aprendizagem das Técnicas de Dança Contemporânea no Ensino Artístico Português – Proposta de Modelo de Intervenção
 
Orientação
 
Resumo
No sentido de clarificar e compreender as abordagens às Técnicas de Dança Contemporânea, no contexto nacional, o objetivo principal deste estudo é propor a criação de um modelo de ensino aprendizagem, da disciplina, no ensino artístico português, nomeadamente o Ensino Artístico Especializado e o Ensino Superior. Pretende-se que este seja sustentado em princípios que potenciem a utilização de métodos específicos (pré-definidos ou não) que promovam uma maior abrangência nas metodologias e didáticas das técnicas de dança contemporânea. Este estudo será sustentado por metodologias quantitativas e qualitativas, através de instrumentos como o inquérito por questionário, inquérito por entrevista e análise documental. Procura-se assim, caracterizar as suas diferentes abordagens em função dos diferentes contextos educativos e da prática pedagógica e artística dos professores, desta forma será possível agir em conformidade com os sistemas educativos, intervindo na construção de um modelo adaptável, que promova a contemporaneidade da educação artística a par com o desenvolvimento do tecido artístico profissional em Portugal.
 
 
 
Grupo de Investigação: Estudos em Dança