• citara
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutoranda
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte Inst. de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança - INET-MED Campus Universitário de Santiago
Aveiro
3810-193
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
CV:

Nota Biográfica

Aoife Hiney concluiu o Mestrado em Música (Performance – Direcção Coral, com a tese intitulada 'The Benefits of the Kodály Concept on Rehearsal Techniques') na Universidade de Aveiro, um Honours Degree em Educação Musical no Trinity College, Dublin, Irlanda, e um Graduate Diploma em Educação Musical no Conservatory of Music and Drama, Dublin.

Trabalhou como professora de música (literacia, história da música, análise e composição) e como coralista profissional. Participou em vários cursos de direcção na Irlanda, no Brasil, na Hungria, em Portugal e em Espanha. Enquanto maestrina assistente do coro de câmara New Dublin Voices, várias vezes premiado a nível internacional, realizou assistência a ensaios, gravações, performances televisivas ao vivo e em festivais internacionais. É a fundadora e maestrina do Coro Voz Nua e dirige vários grupos vocais. Foi membro da Comissão Nacional do Kodály Society of Ireland. Actualmente frequenta o Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro.

(ver CV)

 

Tese de Doutoramento

Performance de Música Contemporânea num Coro Amador em Portugal

Segundo o projecto de investigação "Música no Meio", financiado pelo FCT, o qual demonstra que existem actualmente cerca de 1300 coros activos em Portugal, 14 dos quais em Aveiro, a popularidade do canto coral em Portugal está a crescer. Estes coros podem ser descritos como coros comunitários (Bell, 2008), compostos por cantores com as mais diversas experiências musicais.

No entanto, apesar deste crescimento tanto em popularidade como em número de participantes no canto coral, a minha investigação demonstra que nos últimos 5 anos não foi apresentada nenhuma obra coral por alunos de Música – ramo Composição - da Universidade de Aveiro. Além disso, a participação-observação de coros em Aveiro revela que a maioria não canta repertório do século XXI, apesar da importância da performance musical de compositores contemporâneos, devido à potencialidade que as artes têm em criar "novas formas de pensar, novas maneiras de trabalhar e imaginar" (Aspen, 2000:78). Com base em entrevistas a maestros de coros, foram identificadas duas razões principais para o evitar da música de compositores contemporâneos – baixos níveis de literacia musical nos elementos de coros comunitários, e o facto de existirem especificidades em termos de escrita para coros a capella (Fernandes and Kayama 2001),as quais nem todos os estudantes de composição estão cientes, o que muitas vezes resulta em música demasiado difícil para coralistas com baixos níveis de literacia musical.

Ao conciliar pesquisa-acção (Cain et al, 2007) com metodologia de estudo de caso (Stake, 2004), este projecto usa uma abordagem dupla para promover performance de repertório de compositores contemporâneos com um coro comunitário em Aveiro, Portugal. Os elementos do coro comunitário Voz Nua irão ter aulas de literacia musical durante os ensaios. Um grupo de estudantes compositores, após observação dos ensaios, irão compor obras especificamente para o coro usando apenas competências musicais que o coro já tenha apreendido durante as aulas. As obras corais daí resultantes serão então publicadas em conjunto com os correspondentes planos de aula, para que os maestros de outros coros comunitários possam aplicar estratégias semelhantes, de modo a promover cada vez mais a música coral portuguesa de compositores contemporâneos.

Palavras-chave: canto coral comunitário, música de compositores contemporâneos, performance, educação musical