• Piano
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Natural do Rio de Janeiro, Alba Bomfim é bacharel em Direção pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, licenciada e mestre em Música pela Universidade de Brasília. Vencedora do Concurso Internacional de Jovens Regentes de Orquestra Eleazar de Carvalho de 2009 realizado em Fortaleza, participou em importantes masterclasses de direção no Brasil, na República Checa, Argentina, Alemanha - Berlim e nos Estados Unidos – Nova Iorque e Portland sob a orientação dos Maestros: Lanfranco Marcelletti, Julio Medaglia, Yeruham Sharowisky, Christopher Zimmerman, David Hoose, Ken Woods, Kenneth Kiesler, Kirk Trevor, Paolo Bellomia, Annunziata Tomaro, Colin Metters, Ernst Schelle, entre outros. Dirigiu orquestras no Brasil e no estrangeiro, entre as quais: Orquestra Filarmonia das Beiras (Aveiro -Portugal), Berlin Sinfonietta (Berlin – Alemanha), Astoria Symphony (Nova Iorque - USA), Rose City Chamber Orchestra (Portland - USA), Bohuslav Martinu (Kromeriz – República Checa), Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfónica do Festival Eleazar de Carvalho (Fortaleza), Orquestra Sinfónica do CIVEBRA (Brasília). Durante três anos, foi monitora do maestro Ernani Aguiar, na Orquestra de Câmara da UniRio. Desde 2012 é professora assistente de direção e prática de orquestra do DMA - Departamento de Música e Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e a partir de outubro de 2014 encontra-se destacada na Universidade de Aveiro – Portugal, local onde realiza o Programa de Doutoramento em Direção de Orquestra sob a orientação do Maestro António Vassalo Lourenço. De 2007 a 2012, como professora efetiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal, ministrou cursos de violoncelo, direção e prática de conjunto na Escola de Música de Brasília. Compôs o naipe de violoncelos das seguintes orquestras: Sinfônica de Sergipe, Sinfónica Jovem do Estado de São Paulo, Filarmónica do Rio de Janeiro, Sinfónica Nacional, Sinfónica Brasileira Jovem e Camerata do Conservatório Brasileiro de Música.

Projeto de Doutoramento

A Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) e sua (s) Plateia(s)

AlbaBarraDoutoramento

Orientação

A presente pesquisa é um estudo de caso que tem por objetivo compreender como se dá a relação entre a Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) e sua (s) Plateia (s).